Jovens, Ligados e Online: divulgação científica e linguagem simples na conscientização sobre os riscos da tecnologia para adolescentes

Resumo


Introdução: Comunicar os riscos do uso excessivo de tecnologia a adolescentes é desafiador; devido à escassez de materiais educativos acessíveis. Para enfrentar essa lacuna; foi criado o Display; ferramenta digital desenvolvida em um projeto de extensão universitária sobre dependência tecnológica e bem-estar digital. Este artigo relata sua criação em três ciclos de Design Thinking; envolvendo revisão teórica; prototipação; aplicação em palestras para o ensino médio e validação inicial. Os aprendizados destacam a importância da linguagem simples; a validação com o público-alvo e os desafios de adaptação ao ambiente escolar. A experiência contribui com reflexões sobre o desenvolvimento de ferramentas educativas e projetos de extensão em IHC voltados ao público jovem.

Palavras-chave: Dependência de tecnologia, Bem-estar digital, Linguagem Simples, Adolescentes, Tecnologia Educacional

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Publicado
08/09/2025
CARVALHO, Rachel; SAMPAIO, Flávio; CRUZ, Georgia; DARIN, Ticianne. Jovens, Ligados e Online: divulgação científica e linguagem simples na conscientização sobre os riscos da tecnologia para adolescentes. In: PÔSTERES E DEMONSTRAÇÕES - SIMPÓSIO BRASILEIRO SOBRE FATORES HUMANOS EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS (IHC), 24. , 2025, Belo Horizonte/MG. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 222-226. DOI: https://doi.org/10.5753/ihc_estendido.2025.15946.

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