Analisando Elementos de Gamificação em Aplicativos com fins Educacionais

Resumo


Introdução: A aplicação de recursos de gamificação em ambientes educacionais pode ser feita com o uso de diferentes elementos e finalidades. Objetivo: Compreender se os tipos de elementos de gamificação utilizados variam dependendo do foco do aplicativo educacional. Metodologia: Foram analisados aplicativos educacionais de três tipos diferentes - aprendizado de idiomas; aprendizado de código e quiz - e discutidos indícios iniciais a partir desta análise. Resultados Iniciais: Foi observado que os elementos tendem a variar dependendo do segmento educacional; e foram levantadas hipóteses para este fato. São esperados resultados mais aprofundados na continuação da pesquisa.
Palavras-chave: Gamificação, Elementos de Gamificação, Aplicativos Educacionais

Referências

Almeida, C., Kalinowski, M., Uchôa, A., e Feijó, B. (2023). Negative effects of gamification in education software: Systematic mapping and practitioner perceptions. Information and Software Technology, 156:107142.

Barata, G., Gama, S., Jorge, J., e Gonçalves, D. (2017). Studying student differentiation in gamified education: A long-term study. Computers in Human Behavior, 71:550–585.

Deterding, S., Dixon, D., Khaled, R., e Nacke, L. (2011a). From game design elements to gamefulness: defining "gamification". In 15th International Academic MindTrek Conference: Envisioning Future Media Environments, MindTrek ’11, page 9–15.

Deterding, S., Khaled, R., Nacke, L., e Dixon, D. (2011b). Gamification: Toward a definition. In CHI 2011 Workshop Gamification: Using Game Design Elements in Non-Game Contexts, pages 6–9.

Hamari, J., Koivisto, J., e Sarsa, H. (2014). Does gamification work? – a literature review of empirical studies on gamification. In 47th Hawaii International Conference on System Sciences, pages 3025–3034.

Kapp, K. (2012). The gamification of learning and instruction: Game-based methods and strategies for training and education. San Francisco, CA: Pfeiffer. Pfeiffer.

Klock, A. C. T., Gasparini, I., e Pimenta, M. S. (2016). 5w2h framework: a guide to design, develop and evaluate the user-centered gamification. In Proceedings of the 15th Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems, IHC ’16.

Toda, A. M., Klock, A. C. T., Oliveira, W., Palomino, P. T., Rodrigues, L., Shi, L., Bittencourt, I., Gasparini, I., Isotani, S., e Cristea, A. I. (2019). Analysing gamification elements in educational environments using an existing gamification taxonomy. Smart Learning Environments, pages 1–14.

Tondello, G. F., Mora, A., e Nacke, L. E. (2017). Elements of gameful design emerging from user preferences. In Annual Symposium on Computer-Human Interaction in Play, CHI PLAY ’17, page 129–142.
Publicado
08/09/2025
PERICO, Nicolle Mussói; SILVEIRA, Milene Selbach. Analisando Elementos de Gamificação em Aplicativos com fins Educacionais. In: PÔSTERES E DEMONSTRAÇÕES - SIMPÓSIO BRASILEIRO SOBRE FATORES HUMANOS EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS (IHC), 24. , 2025, Belo Horizonte/MG. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 191-195. DOI: https://doi.org/10.5753/ihc_estendido.2025.13285.