Explorando objetos do dia a dia como guias táteis para simulação médica em realidade virtual

  • Deivison da Silva Costa UFPB
  • Antonio Carlos Vieira Araújo UFPB
  • Liliane S. Machado UFPB

Resumo


Os ambientes de realidade virtual desempenham um importante papel no processo educacional em saúde, provendo ambientes seguros para prática profissional. A sensação tátil e das forças associadas aos movimentos são fatores fundamentais para o treinamento de procedimentos médicos que envolvem habilidades psicomotoras, como cirurgias, suturas e exames invasivos. Nos sistemas de realidade virtual, estas sensações são providas por dispositivos hápticos, que oferecem limitações de custo e funcionalidade. Visando propor uma alternativa a esses dispositivos, este estudo investiga o impacto de guias táteis na interação em ambientes de realidade virtual para treinamento médico. No presente trabalho, foi investigado como o peso, a textura, o formato e a empunhadura de objetos convencionais, utilizados como guias táteis de um bisturi em um ambiente de realidade virtual, impactaram a experiência do usuário. Os resultados indicaram que objetos familiares e ergonomicamente equilibrados proporcionam maior conforto e imersão, enquanto formatos inadequados comprometem a experiência.

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Publicado
09/06/2025
COSTA, Deivison da Silva; ARAÚJO, Antonio Carlos Vieira; MACHADO, Liliane S.. Explorando objetos do dia a dia como guias táteis para simulação médica em realidade virtual. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE COMPUTAÇÃO APLICADA À SAÚDE (SBCAS), 25. , 2025, Porto Alegre/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 533-544. ISSN 2763-8952. DOI: https://doi.org/10.5753/sbcas.2025.7546.

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