Avaliação da aceitação do game Motion Rehab por idosos com sequelas de AVE

  • Ana Carolina de Marchi UPF
  • Rafael Rieder UPF
  • Eliane Colussi UPF
  • Magliani Martel UPF
  • Mateus Trombetta UPF
  • Nathália Cechetti UPF

Resumo


O objetivo da pesquisa foi avaliar a aceitação do game Motion Rehab por idosos com sequelas de AVE que o utilizaram em um processo de reabilitação. Participaram 10 idosos de ambos os sexos, com idade média de 67,7 ± 7,1 anos, com predominância do AVE isquêmico e frequentadores deum Centro de Reabilitação Física. Para a avaliação foi utilizado um questionário construído com base no Modelo de Aceitação de Tecnologia (Technology Acceptance Model - TAM). Os resultados mostram que as idosas têm uma tendência maior a aceitar o game como ferramenta auxiliar de reabilitação. A avaliação também aponta que o game é um elemento motivador, servindo de estímulo à realização dos exercícios durante cada sessão de fisioterapia.

Palavras-chave: Acidente Vascular Encefálico, Atenção, Atividades Cotidianas, Envelhecimento, Jogos.

Referências

Barbosa, M. T. L. M. J. Custos e Efectividade da Reabilitação após Acidente Vascular Cerebral Uma Revisão Sistemática. 2012. 153 p. Dissertação (Mestrado em Gestão e Economia da Saúde) – Universidade de Coimbra, Coimbra.

Coupar, F.; Pollock, A.; Rowe, P.; Weir, C.; Langhorne, P. Predictors of upper limb recovery after stroke: a systematic review and meta-analysis. Clinical rehabilitation, v. 26, n. 4, p. 291–313, 2012.

Davis, F. D., Bagozzi, R. P., Warshaw, P. R. User Acceptance of computer technology: a comparison of two theoretical models. Manage Sci. New York. 1989; 35(8): 982- 1003.

Dias, G. A., Silva, P. M., Junior, J. B. D., Almeida, J. R. Technology Acceptance Model (TAM): avaliando a aceitação tecnológica do Open Journal Systems (OJS). Informação & Sociedade: Estudos. 2011; 21(2):133-149.

Fiorin, M. R.; De Marchi, A. C. B. ; Rieder, R. ; Colussi, E. L.; Trombetta, M. Motion Rehab: um jogo sério para idosos com sequelas de Acidente Vascular Encefálico. In: XIV Workshop de Informática Médica, 2014, Brasília. Anais do CSBS. Brasília, 2014.

Halpern, D. F. Sex differences in cognitive abilities. Psychology press, 2013.

Hanif, M., Niaz, H., & Khan, M. A. (2011, June). Investigating the possible role and usefulness of video capture virtual reality in motor impairment rehabilitation. In NextGeneration Information Technology (ICNIT), 2011 The 2nd International Conference on (pp. 23-30). IEEE.

Kim, B. R., Chun, M. H., Kim, L. S., Park, Y. Effect of virtual reality on cognition in stroke patients. Annals of Rehabilitation Medicine, 2011; 35(4): 450-459.

Langhorne, P.; Bernhardt, J.; Kwakkel, Gert. Stroke rehabilitation. Lancet, v. 377, n. 9778, p. 1693-702, 2011. Elsevier.

Liu, L., Miguel Cruz, A., Rios Rincon, A., Buttar, V., Ranson, Q., & Goertzen, D. (2015). What factors determine therapists’ acceptance of new technologies for rehabilitation–a study using the Unified Theory of Acceptance and Use of Technology (UTAUT). Disability and rehabilitation, 37(5), 447-455.

Martel, M. R. F., Efeitos da intervenção com game na atenção e na independência funcional em idosos após Acidente Vascular Encefálico. Dissertação (Mestrado em Envelhecimento Humano) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2015.

Molina, K. I., Ricci, N. A., Moraes, A. S., Perracini, M. R. Virtual reality using games for improving physical functioning in older adults: a systematic review. Journal of NeuroEngineering and Rehabilitation, 2014; 11(156).

Moraes, E. N; Moraes, F. L., Lima, S. P. P. Características biológicas e psicológicas do envelhecimento. Revista Médica de Minas Gerais, Minas Gerais, v. 20, n. 1, p. 67- 73, 2010.

Nawaz, A., Skjæret, N., Helbostad, J. L., Vereijken, B., Boulton, E., & Svanaes, D. (2015). Usability and acceptability of balance exergames in older adults: A scoping review. Health informatics journal, 1460458215598638.

Pompeu, J. E., Alonso, T. H., Bordello, I. M., Alvarega, A. P. S. M., Torriani-Pasin, C. Os efeitos da realidade virtual na reabilitação do acidente vascular encefálico: Uma revisão sistemática. Motricidade, 2014; 10 (4): 111-122.

Vogiatzaki, E., Krukowski, A. Serious Games for Stroke Rehabilitation Employing Immersive User Interfaces in 3D Virtual Environment. Journal of Health Informatics. 2014; 6: 105-13.

World Health Organization. Stroke, Cerebrovascular accident: Health topics. Geneva, 2013. Disponível em: http://www.who.int/topics/cerebrovascular_accident/en/. Acesso em: 22 jun. 2013.
Publicado
04/07/2016
Como Citar

Selecione um Formato
DE MARCHI, Ana Carolina; RIEDER, Rafael; COLUSSI, Eliane; MARTEL, Magliani; TROMBETTA, Mateus; CECHETTI, Nathália. Avaliação da aceitação do game Motion Rehab por idosos com sequelas de AVE. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE COMPUTAÇÃO APLICADA À SAÚDE (SBCAS), 16. , 2016, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016 . p. 2539-2546. ISSN 2763-8952. DOI: https://doi.org/10.5753/sbcas.2016.9900.