Adaptando o Interactions 500 para ensinar Química Orgânica a alunos surdos e ouvintes: um relato de experiência

  • Natalia Fernandes UFC
  • Windson Viana de Carvalho UFC
  • Antônio José Melo Leite Júnior UFC

Resumo


O ensino de Química apresenta muitos desafios, pois é uma disciplina considerada pela maioria dos alunos como complexa e abstrata, dificultando sua aprendizagem. No contexto dos alunos surdos, os desafios são ainda maiores, visto que, na grande maioria, as metodologias de ensino aplicadas são pautadas no público ouvinte. Jogos educacionais se apresentam como ferramentas promissoras para minimizar tais problemáticas. A literatura aponta a existência de vários jogos digitais para ensinar Química, contudo, há uma quantidade ainda inexpressiva de jogos traduzidos para surdos. Neste contexto, este estudo apresenta o relato de desenvolvimento e avaliação de uma versão adaptada do jogo Interactions 500 no ensino de Química Orgânica para alunos surdos e ouvintes.

Palavras-chave: Jogo para Ensino de Química, Estudo de Caso, Relato de Experiência

Referências

Abdul Jabbar, A. I. and Felicia, P. (2015). Gameplay engagement and learning in game-based learning: A systematic review. Review of educational research, 85(4):740–779.

Avelar, M. T. F. and de Souza Freitas, K. P. (2016). Português como segunda língua: Dificuldades encontradas pelos surdos. Revista Sinalizar, 1(1):12–24.

Batista, S. M. (2021). Estudo empírico: A aprendizagem cooperativa.

Bellou, I., Papachristos, N. M., and Mikropoulos, T. A. (2018). Digital learning technologies in chemistry education: A review. Digital technologies: Sustainable innovations for improving teaching and learning, pages 57–80.

Benassi, C. A. (2014). Da lei n. 10.436 de 24 de abril de 2002. Revista Diálogos, pages 22–25.

Benite, A. M., Naves, A. T., Pereira, L. L., and Lobo, P. (2008). Parceria colaborativa na formação de professores de ciências: a educação inclusiva em questão. Encontro Nacional de Ensino de Química, 14.

Cardoso, S. P. and Colinvaux, D. (2000). Explorando a motivação para estudar química. Química Nova, 23:401–404.

Cunha, O. A., Gonçalves, J. B., and Sarinho, V. T. (2019). Quimi-crush: A digital game for the teaching of inorganic chemistry. In Joint International Conference on Entertainment Computing and Serious Games, pages 398–401. Springer.

da Silva, A. B. and Bodart, C. M. (2020). Reflexões sobre materiais didáticos para alunos surdos: Roma antiga em libras. Signótica, 32.

da Silva, A. M. (2011a). Proposta para tornar o ensino de quimica mais atraente. Rev. Quim. Ind, 711(7).

da Silva, A. M. (2011b). Proposta para tornar o ensino de química mais atraente. Rev. Quim. Ind, 711(7).

da Silva Júnior, C. A., Iran Filho, J., Romão, K. H. O., and Dias, N. K. F. (2022). Desenvolvimento sustentável e curricularização da extensão: Impactos de uma ação extensionista virtual em química durante a pandemia do covid-19. Research, Society and Development, 11(7):e6811729616–e6811729616.

da Silva Júnior, J. N., de Sousa Oliveira, J. M., Winum, J.-Y., Melo Leite Junior, A. J., Alexandre, F. S. O., do Nascimento, D. M., Silva de Sousa, U., Pimenta, A. T.Á., and Monteiro, A. J. (2020). Interactions 500: design, implementation, and evaluation of a hybrid board game for aiding students in the review of intermolecular forces during the covid-19 pandemic. Journal of Chemical Education, 97(11):4049–4054.

Ferreira, W. M. and Nascimento, S. d. F. (2014). Utilização do jogo de tabuleiro-ludo-no processo de avaliação da aprendizagem de alunos surdos. Química nova na escola, 36(1):28–36.

Garris, R., Ahlers, R., and Driskell, J. E. (2017). Games, motivation, and learning: A research and practice model. In Simulation in Aviation Training, pages 475–501. Routledge.

Gomes, E. A., Catão, V., and Soares, C. P. (2015). Articulação do conhecimento em museus de ciências na busca por incluir estudantes surdos: analisando as possibilidades para se contemplar a diversidade em espaços não formais de educação. Experiências em Ensino de Ciências, 10(1):81–97.

Kishimoto, T. M. (2017). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. Cortez editora.

Oliveira, Y. P. d. N. and Farias, C. M. d. (2020). Desenvolvimento e avaliação do projeto éden, um jogo educacional sobre variáveis e tipos de dados. Revista de Sistemas e Computação-RSC, 10(1).

Pacansky-Brock, M. (2012). Best practices for teaching with emerging technologies. Routledge.

Paiva, F. G. R. M. (2017). Boas práticas para o desenvolvimento de jogos de cartas colecionáveis.

Reis, E. d. S. (2015). O ensino de química para alunos surdos: desafios e práticas dos professores e intérpretes no processo de ensino e aprendizagem de conceitos químicos traduzidos para libras. Master’s thesis, UFC.

Silva, C. S., Kumada, K. M. O., Florentino, A. A., Brandão, A. L., and Mori, R. C. (2021). Proposta de jogo eletrônico bilíngue (libras/português) para ensino de química. Revincluso-Revista Inclusão & Sociedade, 1(1):68–89.

Soares, M. H. F. B. (2004). O lúdico em química: jogos e atividades aplicados ao ensino de química.

Tiemann, R. and Annaggar, A. (2020). A framework for the theory-driven design of digital learning environments (fddles) using the example of problem-solving in chemistry education. Interactive learning environments, pages 1–14.

Wu, C.-H., Chen, C.-C., Wang, S.-M., and Hou, H.-T. (2018). The design and evaluation of a gamification teaching activity using board game and qr code for organic chemical structure and functional groups learning. In 2018 7th International Congress on Advanced Applied Informatics (IIAI-AAI), pages 938–939. IEEE.

Zabelina, D. L. and Robinson, M. D. (2010). Creativity as flexible cognitive control. Psychology of Aesthetics, Creativity, and the Arts, 4(3):136.

Zucco, C. (2011). Química para um mundo melhor. Brazil, A. and Baruque, L. (2015). Gamificaçaõ aplicada na graduação em jogos digitais. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE), volume 26, page 677.
Publicado
24/10/2022
FERNANDES, Natalia; CARVALHO, Windson Viana de; LEITE JÚNIOR, Antônio José Melo. Adaptando o Interactions 500 para ensinar Química Orgânica a alunos surdos e ouvintes: um relato de experiência. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 21. , 2022, Natal/RN. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 723-732. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2022.225612.