Gamificação como Ferramenta de Ensino Aprendizagem na Produção de Artefatos do CMMI

  • Joeldson Costa Damasceno UFRN
  • Jonathan Jalles Silva Batista UFRN
  • Euriam Barros de Araújo UFRN
  • Charles Andrye Galvão Madeira UFRN

Resumo


O Modelo Integrado de Maturidade em Capacitação (CMMI) é um conjunto de boas práticas para auxiliar empresas a melhorar os seus processos e desempenho no desenvolvimento de produtos e serviços. Nesse contexto, estudos relatam diversos problemas e dificuldades nas fases de implantação e uso contínuo do CMMI. Neste trabalho foi realizado um estudo sobre gamificação e sua aplicação na resolução de um problema real, resultando na proposta de ferramenta de ensino aprendizagem na produção de artefatos das áreas de processos do CMMI.

Palavras-chave: CMMI, Gamificação, ensino aprendizagem

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Publicado
24/10/2022
DAMASCENO, Joeldson Costa; BATISTA, Jonathan Jalles Silva; ARAÚJO, Euriam Barros de; MADEIRA, Charles Andrye Galvão. Gamificação como Ferramenta de Ensino Aprendizagem na Produção de Artefatos do CMMI. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 21. , 2022, Natal/RN. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 796-805. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2022.226003.