Gamificação como Ferramenta de Ensino Aprendizagem na Produção de Artefatos do CMMI
Resumo
O Modelo Integrado de Maturidade em Capacitação (CMMI) é um conjunto de boas práticas para auxiliar empresas a melhorar os seus processos e desempenho no desenvolvimento de produtos e serviços. Nesse contexto, estudos relatam diversos problemas e dificuldades nas fases de implantação e uso contínuo do CMMI. Neste trabalho foi realizado um estudo sobre gamificação e sua aplicação na resolução de um problema real, resultando na proposta de ferramenta de ensino aprendizagem na produção de artefatos das áreas de processos do CMMI.
Referências
CHOU, Yu-Kai. The Octalysis Framework for Gamification & Behavioral Design, [link], Junho de 2022.
ISAACSON, Walter (org.). Steve Jobs. Portugal: Penguin Random House Grupo Editorial, 2015. 712 p.
MAGNO, Alexandre. Tire seu projeto do papal com SCRUM: atitudes e práticas para realizar seus projetos no trabalho e na vida pessoal, São Paulo: LeYa, 2019. 144 p.
MARUTHI Rohit Ayyagari e ISSA Atoum. CMMI-DEV Implementation Simplified. International Journal of Advanced Computer Science and Applications(IJACSA), 10(4), 2019, https://doi.org/10.14569/IJACSA.2019.0100455.
MONTONI, Mariano. CMMI 2.0: entenda o que é e quais as mudanças dessa versão. 2019, [link], Maio de 2022.
PORTO, Daniel de Paula et al. Initiatives and Challenges of Using Gamification in Software Engineering: a systematic mapping. A Systematic Mapping. 2020, https://arxiv.org/pdf/2011.07115.pdf, Maio de 2022.
ROCHA, Ana Regina; MONTONI, Mariano. Dificuldades e Fatores de Sucesso na Implementação de Processos de Software Utilizando o MR-MPS e o CMMI. 2017, https://www2.unifap.br/furtado/files/2017/04/007.pdf, Janeiro de 2022.
SOARES, Elziane Monteiro; OLIVEIRA, Sandro Ronaldo Bezerra. Aplicação dos Elementos de Gamificação para Resolução dos Problemas de Melhoria do Processo de Software no Contexto de Ensino e Aprendizagem. 2021, https://sol.sbc.org.br/index.php/sbgames_estendido/article/view/19670, Junho de 2022.
SAN-THIAGO, Walquiria Lima e. Entenda como o acesso à informação otimiza a gestão de projetos. 2019, https://www.projectbuilder.com.br/blog/acesso-a-informacao/, Maio de 2022.
SOMMERVILLE, Ian. Engenharia de Software. 9. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011. 529 p.
SOFTWARE ENGINEERING INSTITUTE (org.). CMMI® for Development, Version 1.3. 2010, [link], Junho de 2022.