Jogos Educacionais Digitais como Ferramentas de Apoio à Capacitação Discente na Identificação de Fake News Escritas em Língua Portuguesa: Um Estudo de Caso

Resumo


O problema das fake news tem preocupado os mais diversos segmentos sociais. Uma das estratégias para combater essas notícias é capacitar pessoas para identificá-las. Embora existam iniciativas em que tal capacitação é apoiada por jogos educacionais digitais (JED), os JED utilizados não dispõem de notícias escritas em Língua Portuguesa. Para suprir esta lacuna, o presente artigo propõe uma versão do "Jogo da Trilha'' que exercita a identificação de fake news escritas em Português, além de oferecer suporte para mineração de dados sobre o desempenho de seus jogadores. Um estudo de caso com quarenta e três alunos de ensino médio revelou evidências de que o JED proposto contribuiu para a capacitação discente na identificação de fake news.
Palavras-chave: fake-news, mineração de dados, jogos educacionais digitais

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Publicado
24/11/2020
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PASSOS, Claudio A.; SILVA, Flávio R. M.; SOUZA, Isabel F.; FREIRE, Paulo M. S.; GOLDSCHMIDT, Ronaldo R.. Jogos Educacionais Digitais como Ferramentas de Apoio à Capacitação Discente na Identificação de Fake News Escritas em Língua Portuguesa: Um Estudo de Caso. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 31. , 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 401-410. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.401.