Estudo sobre características de administradores de redes de computadores no Brasil para identificação e elaboração de personas

  • Hélio T. Oliveira
  • Luciana Zaina
  • Leobino N. Sampaio
  • Fábio L. Verdi

Resumo


Apesar do monitoramento de redes de computadores ter evoluído rapidamente nosúltimos anos, poucos avanços foram percebidos naárea de interface e interação nos sistemas de gerência de redes. O conjunto de novos requisitos, resultantes da ampliação e diversificação dos usuários, exige estudos que identifiquem de forma mais precisa as características dos seus utilizadores. Este artigo apresenta um estudo - coleta e análise - realizado a partir de uma pesquisa de campo que envolveu 70 usuários brasileiros com diferentes perfis. Como resultado, o estudo identificou duas Personas, artefato que descreve caraterísticas e necessidades de usuários, que pode ser usado no desenvolvimento de futuras soluções interativas de ferramentas de monitoramento da Internet.
Publicado
19/05/2017
Como Citar

Selecione um Formato
OLIVEIRA, Hélio T.; ZAINA, Luciana; SAMPAIO, Leobino N.; VERDI, Fábio L.. Estudo sobre características de administradores de redes de computadores no Brasil para identificação e elaboração de personas. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE REDES DE COMPUTADORES E SISTEMAS DISTRIBUÍDOS (SBRC), 35. , 2017, Belém. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . ISSN 2177-9384.