Controle da Disseminação em Agrupamentos Dinâmicos de Dados Para Rede IoT Densa Contra o Ataque de Injeção de Dados Falsos
Resumo
O crescimento da IoT vem possibilitando a criação de serviços cada vez mais personalizados, entre eles destacam-se os serviços que lidam com massiva quantidade de dados. Entre as ameaças às IoT densas estão os ataques de injeção de dados falsos (IDF) por serem um dos mais agressivos sobre o serviço de agrupamento de dados. Esta dissertação propôs um mecanismo de detecção de intrusão contra ataques IDF, chamado CONFINIT, sobre o serviço de disseminação de dados em IoT densa. Ele combina estratégias de vigilância watchdog e consenso colaborativo para a detecção de atacantes, garantindo a autenticidade dos dados coletados pelos dispositivos. Uma avaliação no simulador NS-3 demonstrou que o CONFINIT alcança 99% de taxa de detecção de atacantes IDF, uma acurácia média de 0,84, e baixas taxas de falsos negativos e positivos. Além disso, ele aumentou em até 30% a capacidade de agrupamentos formados, comprovando sua eficácia para apoiar a disponibilidade do serviço.
Referências
Nordrum, A. (2018). Internet of Things forecast. [link]. Acessado em 12-04-2018.
Pedroso, C., Gielow, F., Santos, A., and Nogueira, M. (2019). Mitigação de Ataques IDFs no Serviço de Agrupamento de Disseminação de Dados em Redes IoT Densas. In Anais SBSeg 2019, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Sen, A. and Madria, S. (2017). Risk assessment in a sensor cloud framework using attack graphs. IEEE Transactions on Services Computing, 10(6):942–955.
Yang, L., Ding, C., Wu, M., and Wang, K. (2017). Robust detection of false data injection attacks for data aggregation in an internet of things-based environmental surveillance. Comp. Net., 129:410–428.