Um Processo para Avaliação de Balanceamento de Carga em Redes de Transporte Veicular Utilizando Adaptação Heurística
Resumo
Este artigo descreve o m-PATH, um processo para guiar a execução e avaliação do balanceamento de carga em redes de tráfego veicular, utilizando uma abordagem multiagente capaz de investigar microscopicamente a interação entre oferta, demanda e as particularidades do comportamento dos motoristas, aqui tratados como agentes autonomos capazes de perceber o estado do ambiente e se adaptar a ele utilizando replanejamento heurístico.
Palavras-chave:
Balanceamento de Carga, Redes de Transporte, Adaptação Heurística.
Referências
Bazzan, A. L. C., de B. do Amarante, M., Azzi, G. G., Benavides, A. J., Buriol, L. S., Moura, L., Ritt, M. P., and Sommer, T. (2011). Extending traffic simulation based on cellular automata: from particles to autonomous agents. In Burczynski, T., Kolodziej, J., Byrski, A., and Carvalho, M., editors, Proc. of the Agent- ased Simulation (ABS /ECMS 2011), pages 91–97, Krakow. ECMS.
Galib, S. M. and Moser, I. (2011). Road traffic optimisation using an evolutionary game. In Proceedings of the 13th annual conference companion on Genetic and evolutionary computation, GECCO ’11, pages 519–526, New York, NY, USA. ACM.
Klugl, F. and Bazzan, A. L. C. (2004). Simulated route decision behaviour: Simple heu- ̈ristics and adaptation. In Selten, R. and Schreckenberg, M., editors, Human Behaviour and Traffic Networks, pages 285–304. Springer.
Tumer, K. and Wolpert, D. (2004). A survey of collective intelligence. In Tumer, K. and Wolpert, D., editors, Collectives and the Design of Complex Systems, pages 1–42. Springer.
Galib, S. M. and Moser, I. (2011). Road traffic optimisation using an evolutionary game. In Proceedings of the 13th annual conference companion on Genetic and evolutionary computation, GECCO ’11, pages 519–526, New York, NY, USA. ACM.
Klugl, F. and Bazzan, A. L. C. (2004). Simulated route decision behaviour: Simple heu- ̈ristics and adaptation. In Selten, R. and Schreckenberg, M., editors, Human Behaviour and Traffic Networks, pages 285–304. Springer.
Tumer, K. and Wolpert, D. (2004). A survey of collective intelligence. In Tumer, K. and Wolpert, D., editors, Collectives and the Design of Complex Systems, pages 1–42. Springer.
Publicado
16/05/2012
Como Citar
AMARANTE, Maicon de B. do; BAZZAN, Ana L. C..
Um Processo para Avaliação de Balanceamento de Carga em Redes de Transporte Veicular Utilizando Adaptação Heurística. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SBSI), 8. , 2012, São Paulo.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2012
.
p. 501-506.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbsi.2012.14434.