MAAT - Sistema de Avaliação de Alunos e Tutores para um Ambiente Virtual de Aprendizagem
Resumo
Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) são aplicações que permitem a interação entre alunos e tutores de maneira dinâmica e estática para cursos presenciais e semi-presenciais. No AVA, e possível a utilização de diversos mecanismos de aprendizagem, como visualizar aulas, ferramentas de bate-papo, trocas de mensagens, foruns etc. Porém, a utilização desses mecanismos não implica o real aprendizado, e para isso é necessário o desenvolvimento de uma avaliação que possa dar maior visibilidade da realidade tanto das aulas quanto da eficiencia dos tutores. O artigo apresenta o sistema MAAT, que permite a geração de questionarios e aplicação em um AVA, e consequente consolidação dos resultados para auxiliar na avaliação e tomada de decisão.
Referências
Barbosa, R. M. (2005). Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Editora Artmed.
Caldas, V. M. and Favero, E. L. (2009). Uma ferramenta de avaliação automática para mapas conceituais como auxílio ao ensino em ambientes de educação a distância. In XX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2009).
Castro Filho, J. A., Loureiro, R. C., Paula, P. S., Sarmento, W. W. F., Peixoto, L. E., Pequeno, H. S. L., Rocha, B. T. S., and Viana Júnior., G. S. (2005). Portal humanas: Um ambiente colaborativo para criação de projetos e comunidades virtuais para a área de humanidades. In XVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2005).
Chagas, D. A., Lisboa, R. P., and Furtado, E. S. (2011). Framework maava metodologia de avaliação de ambientes virtuais de aprendizagem. In XXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2011).
Demarco, D. J., Antunes, E. D. D., Pinheiro, I. A., and Brunetta, N. (2012). Avaliação da tutoria no curso de especialização em negociação coletiva / modalidade a distância (mpog-ea/ufrgs). RENOTE Revista Novas Tecnologias na Educação, 10(3).
Dillenburg, D. J. and Teixeira, A. C. (2011). Uma proposta de avaliação qualitativa em ambientes virtuais de aprendizagem. In XXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2011).
Manhães, M., da Cruz, S. M. S., Costa, R., Zavaleta, J., and Zimbrao, G. (2012). Identicação dos fatores que inuenciam a evasão em cursos de graduação através de sistemas baseados em mineração de dados: Uma abordagem quantitativa. In VIII Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI 2012).
Mateus, G. P., Wilges, B., Nassar, S. M., Wronscki, V., and Bastos, R. C. (2011). Um módulo adaptativo para ava baseado no desempenho do estudante. In XXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2011).
Moodle (2013). Moodle. https://moodle.org/. Online; acessado em janeiro-2013.
Moreira, L. O., Silva, J. C., Damico, J. R. O., Morais, M. A. H. L., Almeida, R. F., and Machado, J. C. (2009). ivela internet voice e-learning application. In 9th IFIP World Conference on Computers in Education (WCCE 2009).
Oliveira, M. G., Oliveira, E., and Marchesi, R. Z. (2009). Um qasystem para interação de alunos em avaliações somativas a distância. In XX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2009).
Oracle (2013a). Glasssh application server. http://glasssh.java.net/. Online; acessado em janeiro-2013.
Oracle (2013b). Java ee at a glance. http://www.oracle.com/technetwork/java/javaee/index.html. Online; acessado em janeiro-2013.
Pautasso, C., Zimmermann, O., and Leymann, F. (2008). Restful web services vs. ”big”’ In Proceedings of the 17th web services: making the right architectural decision. international conference on World Wide Web, WWW ’08, pages 805–814, New York, NY, USA. ACM.
Penedo, J. and Capra, E. (2012). Mineração de dados na descoberta do padrão de usuários de um sistema de educação à distância. In VIII Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI 2012).
Pequeno, M. C., Silva, C. O., and Loureiro, R. C. (2004). Modelo para gestão e implementação de ambientes virtuais de aprendizagem numa perspectiva de interface adaptativa. In VIII Congreso de Educación a Distancia (CREAD MERCOSUL 2004).
Rocha, E. M., Joye, C. R., Joye, F. M., and Werlang, R. (2011). A automação da avaliação institucional na ead. In XXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2011).
Roque, G. O. B., Campos, G. H. B., Ziviani, C., and Fonseca, M. V. A. (2011). Qualidade em ead: o que pensam os cursistas? In XVII Workshop de Informática na Educação (WIE 2011).
Solar (2003). Solar. http://www.solar.virtual.ufc.br/. Online; acessado em janeiro-2013.
Tijiboy, A. V., Carneiro, M. L. F., Woiciechoski, L. R., and Pereira, E. A. (2009). Compreendendo a mediação do tutor a distância. RENOTE Revista Novas Tecnologias na Educação, 7(1).
W3CSchools (2013a). Ajax tutorial. http://www.w3schools.com/ajax/default.asp. Online; acessado em janeiro-2013.
W3CSchools (2013b). Javascript tutorial. http://www.w3schools.com/js/default.asp/. Online; acessado em janeiro-2013.
Wikipedia (2013). Maet. http://pt.wikipedia.org/wiki/Maet/. Online; acessado em janeiro-2013.