Implantando a Gestão de Serviços de TI: uma abordagem horizontal baseada no catalogo de serviços de TI

  • Jeime Nunes de Andrade Universidade Federal de Pernambuco
  • Hermano Perreli de Moura Universidade Federal de Pernambuco

Resumo


A importância adquirida pela Tecnologia da Informação (TI) para as empresas atuais, obriga uma melhor gestão da TI no ambiente organizacional buscando o alinhamento estratégico entre a TI e o negócio da organização. O ITIL é uma biblioteca de boas práticas para gestão dos serviços de TI que tem sido utilizado por diversas empresas públicas e privadas que objetivam melhorar a qualidades dos serviços de TI, colocando-os em conformidade com os objetivos da organização. No entanto ainda há muitas dificuldades para adoção dessas práticas e como introduzi-las no dia-a-dia das organizações.O objetivo deste artigo é discutir a implantação de boas práticas para gestão de serviços de TI e apresentar uma abordagem horizontal de implantação das práticas do ITIL com base no catálogo de serviços da organização.

Referências

ALBERTIN, Alberto Luiz. Administração da Informática: funções e fatores críticos de sucesso. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 2004.

BENZI, D. M.; NETO, J. S.; ORLANDI, T. R. C.; SOUZA JR, R. T.: Governança de Tecnologia da Informação – Facilitadora na estratégia organizacional. In: SEGeT 2006 - Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, 2006, Resende-RJ. Anais do. Resende-RJ : EADB, 2006. p. 747-1-747-12.

FAGUNDES, F. M.: COBIT – Um kit de ferramentas para a excelência na gestão de TI. Disponível em <www.efagundes.com/Artigos/Arquivos_pdf/cobit.pdf>. Acessado em 20/12/2006.

FERNANDES, Agnaldo Aragon e ABREU, Vladimir Ferraz. Implantando a Governança de TI: da estratégia à gestão dos processos e serviços. Editora BRASPORT, Rio de Janeiro, 2006;

FONTES, Guilherme. Passos e competências para implementar o ITIL. SINFIC, Newsletter 98. Disponível em <http://www.sinfic.org/SinficNewsletter/sinfic/Newsletter98/index98.html>. Acessado em 10/07/2007.

ITSMF Brasil. Adoção do ITIL no Brasil. Pesquisa realizada pelo Fórum Brasileiro de Gestão de Serviços de TI. Disponível em <http://www.companyweb.com.br/artigos/>. Acessado em 30/06/2007.

MARTINS, Gilbert Breves et al. A tecnologia da informação no processo organizacional. Revista T&C Amazônia, Ano1, Fevereiro de 2003.

OGC am, Office of Government Commerce. Aplication Management. Reino Unido: The Stationery Office, 2003. Material disponibilizado em CD.

OGC sd, Office of Government Commerce. Service Delivery. Reino Unido: The Stationery Office, 2003. Material disponibilizado em CD.

OGC ss, Office of Government Commerce. Service Suport. Reino Unido: The Stationery Office, 2003. Material disponibilizado em CD.

OGC pims, Office of Government Commerce. Planning for the Implementation of Service Management. Reino Unido: The Stationery Office, 2003. Material disponibilizado em CD.

PASQUALETTO, Loimar e MEZZOMO, Edimara. Implantação de práticas ITIL: O caso do TRF4. Congresso Anual de Tecnologia da Informação – CATI, 2006.

PMBOK; Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos. Terceira Edição, 2004.

SILVA, Ariana Falcão e OLIVEIRA, Francisco Correia. Desafios da Tecnologia da Informação no Setor Público. Congresso Anual de Tecnologia da Informação - CATI 2004, FGV-EAESP.

SORTICA, E. A.; CLEMENTI, S.; CARVALHO, T. C. M. B.: Governança de TI – Comparativo entre Cobit e ITIL. Anais do Congresso Anual de Tecnologia da Informação – CATI, 2004.

SOUZA, César Alexandre. Uso organizacional da TI: Um estudo sobre a avaliação do grau de informatização de empresas industriais paulistas. Tese de doutorado. Programa de Pós-Graduação em Administração. Universidade de São Paulo. 2004.

WARD, Janice; How to build a service catalog. Disponível em <http://techrepublic.com.com/>. Acessado em 10/06/2007.
Publicado
07/04/2008
Como Citar

Selecione um Formato
ANDRADE, Jeime Nunes de; MOURA, Hermano Perreli de. Implantando a Gestão de Serviços de TI: uma abordagem horizontal baseada no catalogo de serviços de TI. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SBSI), 4. , 2008, Rio de Janeiro. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2008 . p. 246-257. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsi.2008.5930.