Análise do uso de recuperação da informação em documentos de atendimento - Estudo de caso em bases de soluções de informática

  • Leandro dos Santos Gaspar Universidade Federal Fluminense
  • Flávia Cristina Bernardini Universidade Federal Fluminense
  • Leila Weitzel Universidade Federal Fluminense

Resumo


Centrais de Atendimento buscam ser mais produtivas realizando um atendimento padronizado para os seus clientes. A fim de alcançar este objetivo, são utilizados procedimentos, que contém um conjunto de soluções possíveis. O motor de busca atual usa um modelo booleano simplificado e não atende as necessidades de desempenho e consistência da Central de Atendimento. Esta pesquisa tem como objetivo descobrir qual método de recuperação de informação, por exemplo, vetorial ou probabilística, têm melhor desempenho em um motor de busca.

Palavras-chave: Recuperação da Informação, Okapi BM25, Similaridade baseada em cosseno, Central de Atendimento

Referências

Experience API (xAPI). Acessado em 12 de outubro de 2015, de Advanced Distributed Learning http://www.adlnet.gov/tla/experience-api.

Anrdt, J. E Dibbern, J. Co-Innovation in a Service Oriented Strategic Network. IEEE International Conference on Services Computing, 2006.SCC '06. , p. 285 - 288. 2006.

Barbosa, O. Santos, R.; Alves, C.; Werner, C. e Jansen, S. Chapter 4: A systematic mapping study on software ecosystems from a three-dimensional perspective. Software Ecosystems: Analyzing and Managing Business Networks in the Software Industry. Edward Elgar Publishing, 2013.

Berger, T., Pfeiffer, R. H., Tartler, R., Dienst, S., Czarnecki, K., Wąsowski, A. e She, S. Variability mechanisms in 56(11), 1520-1535. 2014.

Bosch J. 2012. Software ecosystems: Taking software development beyond the boundaries of the organization. J. Syst. Softw. 85, 7 (July 2012), 1453-1454.

Brodo, J. A. Today's Ecosystem of e-Learning. Trainer Talk, Professional Society for Sales & Marketing Training, Vol. 3, No 4, 2006.

Chang, V. e Gutl, C. E-Learning Ecosystem (ELES) – A Holistic Approach for the Development of more Effective Learning Environment for Small-to-Medium Sized Enterprises (SMEs), Proc. of IEEE Int. Digital EcoSystems Tech. Conf. (IEEE-DEST 2007), Cairns, Australia. 2007.

Cowley, J., Chanley, S., Downes, S., Holstrom, L., Ressel, D., Siemens, G. &Weisburgh, M. Preparing Students for Elearning, E-learnspace, 2002.

Diniz, H., Silva E., Gama, K. Uma Arquitetura de Referência para Plataforma de Crowdsensing em Smart Cities. XI Brazilian Symposium on Information System, Goiânia, GO, May 26-29, 2015.

Docebo: E-Learning Market Trends & Forecast 2014-2016. Acesso em 07 de janeiro de 2015. Docebo: https://www.docebo.com/landing/learning-managementsystem/elearning-market-trends-and-forecast-2014-2016-docebo-report.php, 2014.

Dodero, J.M.; Palomo-Duarte, M.; Ruiz-Rube, I.; Traverso, I.; Mota, J.M.; Balderas, A., "Learning Technologies and Semantic Integration of Learning Resources," in IEEE Revista Iberoamericana de Tecnologias del Aprendizaje, vol.10, no.1, pp.11-16, Feb. 2015.

Dong, B., Zheng, Q., Yang, J., Li, H. &Qiao, M.An ELearning Ecosystem Based on Cloud Computing Infrastructure, Advanced Learning Technologies, 2009. ICALT 2009. Ninth IEEE Inter. Conf. on.pp.125, 127. 2009.

Dowries, S. Models for Sustainable Open Educational Resources. Interdisciplinary Journal of Knowledge and Learning Objects, 3, 29–44. 2007

Dresch, A.; Lacerda, D.; Antunes Jr, Design Science Research: A Method for Science and Technology Advancement. Springer International Publishing, 2015.

Fragoso, O. G., Santaolaya, R., Munoz, S. J., Valenzuela, B. D., e Rojas, J. C. In Central America and Panama Convention Integration of learning Web services into learning management systems (CONCAPAN XXXIV). IEEE (pp. 1-6). 2014.

Gutiérrez-Carreón, G. Daradoumis, T. e Jorba, J. Integrating Learning Services in the Cloud: An Approach that Benefits Both Systems and Learning. Educational Technology & Society, 18(1), 145–157. 2015.

Gutl, C. & Chang, V. The use of Web 2.0 Technologies and Services to support E-Learning Ecosystem to develop more effective Learning Environments. ICDEM 2008, Tiruchirappalli, India. 2008.

Hruska, M.; Medford., A; Murphy, J. (2015). Learning Ecosystems Using the Generalized Intelligent Framework for Tutoring (GIFT) and the Experience API (xAPI). AIED 2015 Workshop Proceedings, Vol. 6. 2015.

Jensen, S.; Finkelstein, A.; Brinkkemper, S.A sense of community: A research agenda for software ecosystems. In: 31st Inter. Conf. on Software Engineering – Companion Volume, 2009. ICSE-Companion 2009, pp. 187–190.

Laanpere, M., Põldoja, H., & Normak, P. Designing Dippler—a Next-Generation TEL System. In Open and Social Technologies for Networked Learning (pp. 91-100). Springer Berlin Heidelberg. 2013.

Leong, Peter e Miao, Chunyan. Ubiquitous digital ELearning ecosystem. In: Digital Ecosystems and Technologies, 2008. DEST 2008. 2nd IEEE International Conferenceon. IEEE, 2008. p. 346-351.

Lettner, D.; Angerer, F.; Prähofer, H. e Grünbacher, P.; A case studyon software ecosystemcharacteristics in industrial automation software. In Proceedings of the 2014 International Conference on Software and System Process (ICSSP 2014). ACM, New York, NY, USA, 40-49. 2014.

Marinos, A.; Moschoyiannis, S.; KRAUSE, P. Towards a restful infrastructure for digital ecosystems. International Journal of Electronic Business, v. 9, n. 5-6, p. 484-498, 2011.

Nars, M. & Ouf, S. An Ecosystem in e-Learning using cloud computing as platform and Web2.0. The Research Bulletin of Jordan ACM,p. 134–140, NEA. 2011.

Olinpo, G., Persico, D., Sarti, L., &Tavella, M. On the concept of database of multimedia learning material. In: Proc. of World Conference on Computers and Education, Amsterdam, Australia, 1990, Northern Holland, pp 431-436.

Petterson, O. Software ecosystems and e-Learning: recent developments and future prospects. MEDES '09: Int. ACM Conf. on Manag. of Emergent Digital EcoSystems, 2009.

Ensino superior registra mais 7,3 milhões de estudantes. 2014. Acessado em 19 de dezembro de 2015. Portal Brasil: http://www.brasil.gov.br/educacao/2014/09/ensino-superiorregistra-mais-de-7-3-milhoes-de-estudantes.

Serrano, M., Serrano, M. Cavalcante, C. Arquitetura de Software de Referência para Sistemas de Informação Governamentais. XI Brazilian Symposium on Information System, Goiânia, GO, May 26-29, 2015.

Veiga, W.; Campos, F.; Braga, R.; David, J. M. LUDOS: uma Infraestrutura para Gamificação em Ecossistemas de Elearning. Anais do XXVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2015). p. 459-469.

Weller, M. Virtual learning environments: Using, choosing and developing your VLE. Routledge, 2007.

Wholin, C.; Runeson, P.; Host, M.; Ohlsson, M. Regnell, B. e Wesslén, A.Experimentation in Software Engineering. Springer Berlin Heidelberg, 2012.

Wilkinson, D. The Intersection of Learning Architecture and Instructional Design in e-Learning. e-Technologies in Engineering Education: Learning Outcomes Providing Future Possibilities. ECI Symposium Series, 2002.
Publicado
17/05/2016
Como Citar

Selecione um Formato
GASPAR, Leandro dos Santos; BERNARDINI, Flávia Cristina; WEITZEL, Leila. Análise do uso de recuperação da informação em documentos de atendimento - Estudo de caso em bases de soluções de informática. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SBSI), 12. , 2016, Florianópolis. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016 . p. 041-044. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsi.2016.6013.