Desenvolvimento de ferramenta de chatbot como solução para a comunicação do IFB

  • Katlen Karine Costa Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília
  • Rodrigo Ortega Tierno Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília
  • Sandra Maria Branchine Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília
  • Douglas Santos Silva Vilaça Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília
  • Fábio Henrique Monteiro Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília https://orcid.org/0000-0002-0344-5801

Resumo


Por meio de uma pesquisa, foi identificado que grande parte dos estudantes do IFB já perdeu alguma oportunidade em não ter acesso à notícias em tempo. Este trabalho tem como público-alvo instituições de ensino, estudantes e desenvolvedores de sistemas. E nele foi desenvolvido um chatbot baseado em regras a fim de otimizar a forma como os estudantes do IFB acessam às informações e notícias do portal oficial da instituição.

Palavras-chave: Chatbot, IFB, Telegram

Referências

Kar R, Haldar R (2016) Applying Chatbots to the Internet of Things: Opportunities and Architectural Elements. Int J Adv Comput Sci Appl 7:. https://doi.org/10.14569/IJACSA.2016.071119

Likert, R. (1932). A technique for the measurement of attitudes. Archives of Psychology, 22 140, 55.

Vargiu E, Urru M (2012) Exploiting web scraping in a collaborative filtering- based approach to web advertising. Artif Intell Res 2:. https://doi.org/10.5430/air.v2n1p44
Publicado
07/06/2021
SILVA, Katlen Karine Costa; TIERNO, Rodrigo Ortega; BRANCHINE, Sandra Maria; VILAÇA, Douglas Santos Silva; OLIVEIRA, Fábio Henrique Monteiro. Desenvolvimento de ferramenta de chatbot como solução para a comunicação do IFB. In: ENCONTRO DE INOVAÇÃO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SBSI), 17. , 2021, On-line. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 185-188. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsi.2021.15375.