Percepção do usuário quanto aos atributos de engajamento: uma análise qualitativa

Resumo


Atualmente, as motivações do usuários vão além de meramente completar uma tarefa operacional nos sistemas de informação. As soluções devem também ser projetadas para promover o engajamento dos usuários. O engajamento pode ser definido como uma qualidade de experiência do usuário. Pelo engajamento estar mais atrelado à parte comportamental e subjetiva, surge a necessidade de capturar e mensurar respostas afetivas durante as interações. Consequentemente, torna-se primordial a evolução dos métodos de medição de tais experiências, a fim de aferir os aspectos subjetivos intrínsecos aos atributos de engajamento para sistemicamente atender a essa nova demanda. Este estudo aborda uma forma de análise qualitativa das características do engajamento objetivando descobrir a importância de cada uma sob a ótica do usuário e a correlação entre elas. Diante deste cenário, visamos contribuir com uma avaliação a partir da percepção do usuário a respeito de quais fatores efetivamente os envolvem durante sua experiência de uso com os sistemas. Nossos resultados apresentaram os atributos de engajamento mais valorizados pelos usuários e quais possuem uma relação de dependência entre eles.

Palavras-chave: Engajamento de usuários, Experiência de usuários, Atributos de engajamento

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Publicado
21/10/2019
SAMPAIO, Igor; VASCONCELOS, Leonardo; VITERBO, José; TREVISAN, Daniela. Percepção do usuário quanto aos atributos de engajamento: uma análise qualitativa. In: WORKSHOP SOBRE ASPECTOS DA INTERAÇÃO HUMANO-COMPUTADOR NA WEB SOCIAL (WAIHCWS), 10. , 2019, Vitória. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 51-60. ISSN 2596-0296. DOI: https://doi.org/10.5753/waihcws.2019.7676.

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