Percepção do usuário quanto aos atributos de engajamento: uma análise qualitativa

Resumo


Atualmente, as motivações do usuários vão além de meramente completar uma tarefa operacional nos sistemas de informação. As soluções devem também ser projetadas para promover o engajamento dos usuários. O engajamento pode ser definido como uma qualidade de experiência do usuário. Pelo engajamento estar mais atrelado à parte comportamental e subjetiva, surge a necessidade de capturar e mensurar respostas afetivas durante as interações. Consequentemente, torna-se primordial a evolução dos métodos de medição de tais experiências, a fim de aferir os aspectos subjetivos intrínsecos aos atributos de engajamento para sistemicamente atender a essa nova demanda. Este estudo aborda uma forma de análise qualitativa das características do engajamento objetivando descobrir a importância de cada uma sob a ótica do usuário e a correlação entre elas. Diante deste cenário, visamos contribuir com uma avaliação a partir da percepção do usuário a respeito de quais fatores efetivamente os envolvem durante sua experiência de uso com os sistemas. Nossos resultados apresentaram os atributos de engajamento mais valorizados pelos usuários e quais possuem uma relação de dependência entre eles.

Palavras-chave: Engajamento de usuários, Experiência de usuários, Atributos de engajamento

Referências

Attfield, S., Kazai, G., Lalmas, M., and Piwowarski, B. (2011). Towards a science of user engagement (position paper). In WSDM workshop on user modelling for Web applications, pages 9–12.
Ksiazek, T. B., Peer, L., and Lessard, K. (2016). User engagement with online news: Conceptualizing interactivity and exploring the relationship between online news vi- deos and user comments. New media & society, 18(3):502–520.
Lalmas, M., O’Brien, H., and Yom-Tov, E. (2014). Measuring user engagement. Synthesis Lectures on Information Concepts, Retrieval, and Services, 6(4):1–132.
Liang, H., Wang, M.-M., Wang, J.-J., and Xue, Y. (2018). How intrinsic motivation and extrinsic incentives affect task effort in crowdsourcing contests: A mediated modera- tion model. Computers in Human Behavior, 81:168–176.
Mukaka, M. M. (2012). A guide to appropriate use of correlation coefficient in medical research. Malawi Medical Journal, 24(3):69–71.
O’Brien, H. L. and Toms, E. G. (2008). What is user engagement? a conceptual fra- mework for defining user engagement with technology. Journal of the American soci- ety for Information Science and Technology, 59(6):938–955.
O’Brien, H. and Cairns, P. (2015). An empirical evaluation of the user engagement scale (ues) in online news environments. Information Processing & Management, 51(4):413–427.
Vasconcelos, L., Barcellos, R., Viterbo, J., Bernardini, F., Boscarioli, C., and Nunes, E. (2019). How factors that influence engagement impact users’ evaluations in mobile app stores. In International Conference on Human-Computer Interaction, pages 571–584. Springer.
Publicado
21/10/2019
SAMPAIO, Igor; VASCONCELOS, Leonardo; VITERBO, José; TREVISAN, Daniela. Percepção do usuário quanto aos atributos de engajamento: uma análise qualitativa. In: WORKSHOP SOBRE ASPECTOS DA INTERAÇÃO HUMANO-COMPUTADOR NA WEB SOCIAL (WAIHCWS), 10. , 2019, Vitória. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 51-60. ISSN 2596-0296. DOI: https://doi.org/10.5753/waihcws.2019.7676.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>