Solução Multiagente para Otimização de Vendas e Gestão de Clientes em Plataforma de CRM

  • Lucas Bhering CEFET/RJ
  • Eduardo Ferreira CEFET/RJ

Resumo


Com o crescente volume de dados nos sistemas de CRM, as tarefas manuais de qualificação e monitoramento causam atrasos cada vez maiores no pipeline de vendas. Este artigo propõe uma arquitetura multiagente integrada ao CRM Salesforce para automatizar e otimizar quatro processos críticos do pipeline de vendas, sendo eles a qualificação e avaliação de leads, saúde e priorização de contas, validação e gestão de contatos e o índice de maturidade de oportunidades de vendas. No modelo tradicional, os dados do CRM são frequentemente subutilizados e os procedimentos manuais criam gargalos e inconsistências que comprometem a escalabilidade do funil. Nossa metodologia apresenta a solução por meio da comparação de métricas de tempo (redução do ciclo de processo), das pontuações geradas pelos agentes e das probabilidades de conversão.

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Publicado
29/09/2025
BHERING, Lucas; FERREIRA, Eduardo. Solução Multiagente para Otimização de Vendas e Gestão de Clientes em Plataforma de CRM. In: WORKSHOP-ESCOLA DE SISTEMAS DE AGENTES, SEUS AMBIENTES E APLICAÇÕES (WESAAC), 19. , 2025, Fortaleza/CE. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 278-285. ISSN 2326-5434. DOI: https://doi.org/10.5753/wesaac.2025.37555.