Gamificação como estratégia para o engajamento de estudantes no ensino de commodities: um relato de experiência com alunos do 9º ano do Ensino do Fundamental

  • Daniel Fonseca de Medeiros Instituto Metrópole Digital / UFRN
  • Fernando Lucas de Oliveira Farias Instituto Metrópole Digital / UFRN
  • Daniel Araújo de Lucena Instituto Metrópole Digital / UFRN
  • Charles Madeira UFRN
  • José Guilherme Santa Rosa Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Sidney Soares Trindade Instituto Metrópole Digital / UFRN

Resumo


Um dos principais desafios enfrentados atualmente pelos professores da Educação Básica consiste na desmotivação dos alunos para aprender o que se é ensinado na sala de aula. Na disciplina de Geografia essa realidade não é diferente, pois quando o conteúdo estudado não faz sentido para o aluno, dificilmente ele é assimilado. Neste sentido, o presente artigo tem como objetivo apresentar uma experiência vivenciada pelos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental por meio de uma proposta gamificada intitulada Geogamification. Os resultados da pesquisa apontam que a utilização do modelo proposto propiciou maior engajamento e motivação dos estudantes, sendo mensurados através dos dados obtidos com a avaliação de reação aplicada ao final do experimento.

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Publicado
28/10/2018
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MEDEIROS, Daniel Fonseca de; FARIAS, Fernando Lucas de Oliveira; LUCENA, Daniel Araújo de; MADEIRA, Charles; ROSA, José Guilherme Santa; TRINDADE, Sidney Soares. Gamificação como estratégia para o engajamento de estudantes no ensino de commodities: um relato de experiência com alunos do 9º ano do Ensino do Fundamental. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 24. , 2018, Fortaleza, CE. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 225-234. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2018.225.