Projetos Maker como Forma de Estimular o Raciocínio Formal através do Pensamento Computacional
Resumo
Este artigo apresenta um estudo de caso realizado no contexto da cultura maker, nas dependências do POALab, que é o laboratório de fabricação digital do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, câmpus Porto Alegre. O objetivo deste experimento era verificar como os sujeitos aplicavam o pensamento computacional na criação de um produto e como as atividades envolvidas poderiam promover o uso do raciocínio formal.
Referências
BARR, V.; STEPHENSON, C. Bringing Computational Thinking to K-12: What is Involved and What is the Role of the Computer Science Education Community ? In: ACM Inroads, v. 2, n. 1, p. 48–54, 2011.
BECKER, F. Epistemologia Genética e Conhecimento Matemático. In: BECKER,F. FRANCO, S. R. K. Revisitando Piaget. 3ª Ed. Coleção Cadernos de Autoria. Edt. Mediação, 2007.
BOMBASAR, J. R. et al. Ferramentas para o Ensino-Aprendizagem do Pensamento Computacional: onde está Alan Turing? In: Anais do XXVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2015) p. 81–90, 2015.
CSIZMADIA, et. al. Computational thinking: a guide for teachers. Computing At School, 2015. Disponível em <http://community.computingatschool.org.uk/resources/2324>. Acesso em abril de 2016.
CHADWICK, M.; ORELLANA. E. Adaptação dos Testes de Longeot. Disponível em: <https://carolinacatalanpsicopedagogia.files.wordpress.com/2013/11/pruebas-longeot.doc>. Acesso em maio de 2016.
FABFOUNDATION. The Fab Charter. Disponível em <http://www.fabfoundation.org/fab-labs/the-fab-charter/> Acesso em maio de 2016.
GOOGLE For Education. Computational Thinking Overview. Disponível em https://www.google.com/edu/resources/programs/exploring-computational-thinking/#!ct-overview. Acesso em abril de 2016.
HATCH, M. The Maker Movement Manifesto: Rules for Innovation in the New World of Crafters, Hackers, and Tinkerers. McGrawHill Education. 2013. Disponível em <link>. Acesso em maio de 2016.
JOHNSON, L. F. et al. Challenge-Based Learning: An Approach for Our Time. Austin, Texas: The New Media Consortium, 2009.
LEE, I. et al. Computational thinking for youth in practice. In: ACM Inroads, v. 2, n. 1, p. 32, 2011.
LU, J. J.; FLETCHER, G. H. L. Thinking About Computational Thinking. In: SIGCSE, p. 260–264, 2009.
MAKEZINE. Is it a hackerspace, makerspace, techshop, or fablab? Disponível em <http://makezine.com/2013/05/22/the-difference-between-hackerspaces-makerspacestechshops-and-fablabs/>. Acesso em novembro de 2015.
MANTOAN, M. T. E. Processo de Conhecimento: Tipos de Abstração e Tomada de Consciência. Memos do NIED, 1994. Disponível em: <http://www.nied.unicamp.br/ojs/index.php/memos/article/download/83/82> Acesso em maio de 2016.
MIT. Computação Criativa: uma introdução ao pensamento computacional baseada no conceito de design. 2011. Disponível em: <http://projectos.ese.ips.pt/cctic/wp-content/uploads/2011/10/Guia-Curricular-ScratchMIT-EduScratchLPpdf.pdf>. Acesso em abril de 2016.
PAPERT, S. Mindstorms: children, computers and powerful ideas. New York: Basic Books, 1980.
PAPERT, S.; HAREL, I. Situating Constructionism. In: Constructionism. Ablex Publishing Corporation. p. 1–12. 1991.
PIAGET, J. Intellectual Evolution from Adolescence to Adulthood. In: Human Development, v. 15, n. 1, p. 1–12, 1972.
PIAGET, J. Da Lógica da criança à lógica do adolescente: ensaio sobre a construção das estruturas operatórias formais. São Paulo: Livraria Pioneira Editora. 1976.
PIAGET, J. A Tomada de Consciência. São Paulo: Melhoramentos, Ed. da Universidade de São Paulo. 1977.
PIAGET, J. Criatividade. In: VASCONCELOS, Mario Sergio (Org). Criatividade: Psicologia, Educação e Conhecimento do Novo. São Paulo: Moderna. 2001. p. 11 – 20.
RODE, J. A. et al. From Computational Thinking to Computational Making. In: UbiComp. Osaka, Japão: 2015
STAGER, G. S. Papert's Prison FabLab: Implications for the maker movement and education design. In: Proceedings of the 12th International Conference on Interaction Design and Children (IDC '13). ACM, New York, NY, USA, 487-490.
WING, J. M. Computational Thinking: What and Why? In: theLink The Magazine of the Carnegie Mellon University School of Computer Science, p. 1–6, 2011. Disponível em <http://www.cs.cmu.edu/link/research-notebook-computational-thinking-what-and-why> . Acesso em março de 2016.