Engenharia de Software com metodologias ativas no ensino remoto: eficácia percebida e satisfação do aluno em foco

Resumo


O ensino de Engenharia de Software é muitas vezes teórico. Alguns trabalhos relatam o uso da aprendizagem baseada em projetos e da sala de aula invertida nesse contexto, mas não trazem resultados para a satisfação dos alunos e eficácia do curso para ensino remoto. Este trabalho estudou a percepção de satisfação e eficácia de 70 alunos de uma disciplina de Engenharia de Software ofertada em modalidade remota em três semestres usando aprendizagem baseada em projetos e sala de aula invertida. Concluímos que a satisfação dos alunos e a percepção de eficácia de sua aprendizagem são altas neste contexto.

Palavras-chave: Engenharia de Software, Metodologias Ativas, Ensino Remoto

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Publicado
16/11/2022
DAMASCENO, Adriana. Engenharia de Software com metodologias ativas no ensino remoto: eficácia percebida e satisfação do aluno em foco. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 28. , 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 122-131. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2022.225150.