Análise de Sentimento de Tweets Relacionados aos Protestos que ocorreram no Brasil entre Junho e Agosto de 2013

  • Tiago C. de França Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Jonice Oliveira Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo


A análise de sentimento da população de um país é possível através da aplicação de técnicas adequadas sobre uma grande massa de dados formada por mensagens disponibilizadas pelas pessoas na Web. Este trabalho tem como objetivo analisar o sentimento acerca dos protestos que ocorreram no Brasil entre os meses de Junho e Agosto de 2013. Para tanto, foi criada uma base de tweets escritos em português brasileiro. Essa base foi pré-processada para criação do corpus de mensagens com menos ruídos. Esse corpus foi analisado para extração do sentimento presente nas mensagens. Observou-se a polaridade (apoio ou repúdio aos protestos) expressa nos tweets. Os dados foram analisados e o resultado final demonstrou que a maioria das mensagens apoiaram os protestos.

Palavras-chave: Análise de Sentimentos, Twitter, Protestos

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Publicado
01/08/2014
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FRANÇA, Tiago C. de; OLIVEIRA, Jonice. Análise de Sentimento de Tweets Relacionados aos Protestos que ocorreram no Brasil entre Junho e Agosto de 2013. In: BRAZILIAN WORKSHOP ON SOCIAL NETWORK ANALYSIS AND MINING (BRASNAM), 3. , 2014, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2014 . p.   128-139. ISSN 2595-6094.

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