Análise dos Influenciadores dos Protestos Brasileiros de 2013 via Twitter

  • Ingrhid Theodoro Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Fabio Rangel Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Tiago Cruz França Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Jonice Oliveira Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo


Este artigo apresenta uma abordagem na busca por usuários influenciadores no Twitter, no tema das manifestações ocorridas no Brasil em 2013. A rede social analisada foi construída a partir das hashtags mais referenciadas no assunto e dos retweets. Este artigo mostra os resultados do estudo, bem como exemplifica como acontecimentos influenciam na comunicação do Twitter. Além da discussão dos resultados, são apontados trabalhos futuros.

Palavras-chave: Análise de Influenciadores, Protestos Brasileiros, Twitter

Referências

Almazan, R. S. and Garcia, J. R. G. (2013), Cyberactivism through Social Media: Twitter, YouTube, and the Mexican Political Movement “I’m Number 132”, 46th Hawaii International Conference on System Sciences.

Bonacich, P. (2007), “Some unique properties of eigenvector centrality”, Social Networks, Volume 29, Issue 4, October 2007, Pages 555–564.

Eltantawy, N. and Wiest, J. B. (2011), Social Media in the Egyptian Revolution: Reconsidering Resource Mobilization Theory, International Journal of Communication 5, p.1207–1224.

Globo TV (2013), “Jornais de todo o mundo repercutem os protestos no Brasil”, http://globotv.globo.com/rede-globo/jornal-hoje/v/jornais-de-todo-o-mundorepercutem-os-protestos-no-brasil/2641286, acessado em 03/04/2014 às 22:30 (horário de Brasília).

Naaman, C.-H. L. Mor., and Boase, J. (2010), “Is it all About Me? User Content in Social Awareness Streams”, ACM Conference on Computer Supported Cooperative Work, 2010.

Page, L., Brin, S., Motwani, R. and Winograd, T. (1999), “The PageRank Citation Ranking: Bringing Order to the Web”, Technical Report. Stanford InfoLab.

Recuero, R. (2013), “Os discursos das Hashtags”, http://www.raquelrecuero.com/arquivos/2013/06/os-discursos-das-hashtags.html, acessado em 07/04/2014.

Wasserman, S. and Faust, K. (1994), Social Network Analysis. Methods and Applications Cambridge University Press, Cambridge, England.
Publicado
01/08/2014
Como Citar

Selecione um Formato
THEODORO, Ingrhid; RANGEL, Fabio; FRANÇA, Tiago Cruz; OLIVEIRA, Jonice. Análise dos Influenciadores dos Protestos Brasileiros de 2013 via Twitter. In: BRAZILIAN WORKSHOP ON SOCIAL NETWORK ANALYSIS AND MINING (BRASNAM), 3. , 2014, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2014 . p.   273-278. ISSN 2595-6094.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>