Análise da Confiabilidade da Informação Propagada em Mídias Sociais
Resumo
As mídias sociais são usadas pra compartilhar informações e expressar opiniões sobre eventos. Mas nem todo conteúdo gerado é confiável. Este trabalho realiza um estudo das características que esse tipo de mensagem possui. Especificamente são analisadas postagens no Twitter, onde foram escolhidos sete rumores que se propagaram pelo Brasil entre julho de 2014 e janeiro de 2015. Esta pesquisa é base para um método para identificar inconsistência de informação nas mídias sociais.
Referências
DOERR, B.; FOUZ, M.; FRIEDRICH, T. Why rumors spread so quickly in social networks. Communications of the ACM, 2012.
GUOYONG, C.; HAO, W.; RUI, L. Rumors Detection in Chinese via Crowd Responses. IEEE/ACM International Conference on Advances in Social Networks Analysis and Mining (ASONAM 2014), 2014.
KWAK, H. et al. What is Twitter, a social network or a news media? WWW'10, 2010.
SRIVASTAVA, L. Mobile phones and the evolution of social behavior. Behaviour & information technology, 2005. 111-119.