Análise da Confiabilidade da Informação Propagada em Mídias Sociais

  • Thiago Moreira Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Juliana Valerio Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Jonice Oliveira Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo


As mídias sociais são usadas pra compartilhar informações e expressar opiniões sobre eventos. Mas nem todo conteúdo gerado é confiável. Este trabalho realiza um estudo das características que esse tipo de mensagem possui. Especificamente são analisadas postagens no Twitter, onde foram escolhidos sete rumores que se propagaram pelo Brasil entre julho de 2014 e janeiro de 2015. Esta pesquisa é base para um método para identificar inconsistência de informação nas mídias sociais.

Palavras-chave: Análise da Confiabilidade, Propagação de Informações, Mídias Sociais

Referências

CASTILLO, C.; MENDOZA, M.; POBBLETE, B. Information Credibility on Twitter. WWW '11 Proceedings of the 20th international conference on World wide web, 2011.

DOERR, B.; FOUZ, M.; FRIEDRICH, T. Why rumors spread so quickly in social networks. Communications of the ACM, 2012.

GUOYONG, C.; HAO, W.; RUI, L. Rumors Detection in Chinese via Crowd Responses. IEEE/ACM International Conference on Advances in Social Networks Analysis and Mining (ASONAM 2014), 2014.

KWAK, H. et al. What is Twitter, a social network or a news media? WWW'10, 2010.

SRIVASTAVA, L. Mobile phones and the evolution of social behavior. Behaviour & information technology, 2005. 111-119.
Publicado
01/08/2015
Como Citar

Selecione um Formato
MOREIRA, Thiago; VALERIO, Juliana; OLIVEIRA, Jonice. Análise da Confiabilidade da Informação Propagada em Mídias Sociais. In: BRAZILIAN WORKSHOP ON SOCIAL NETWORK ANALYSIS AND MINING (BRASNAM), 4. , 2015, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2015 . p.  . ISSN 2595-6094. DOI: https://doi.org/10.5753/brasnam.2015.6784.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2