Panorama do mercado no Social CRM: uma análise dos anúncios de emprego

  • Pedro C. Menezes UFOPA
  • Adrielson F. Justino UEM
  • Barbara A. P. Barata UEM
  • Marcelino S. da Silva UFOPA
  • Antonio F. L. Jacob Junior UEM
  • Fábio M. F. Lobato UFOPA / UEM

Resumo


Com o surgimento das mídias sociais, o CRM tradicional evoluiu para o Social CRM, integrando a nova forma de interação para a gerenciamento do relacionamento com o cliente. Dessa forma, surge a necessidade de acompanhar o ritmo de mercado e identificar os elementos-chave para ingressar nessa área. O objetivo desse trabalho consiste em aplicar as técnicas de mineração de texto nas vagas de emprego online relacionadas ao Social CRM, com foco na identificação dos domínios do conhecimento e o conjunto de habilidades necessárias. A análise forneceu um conjunto de competências tecnológicas e os conhecimentos necessários. Nesse sentido, esse trabalho auxilia os candidatos e empregadores a identificarem as principais necessidades do setor.

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Publicado
30/10/2023
MENEZES, Pedro C.; JUSTINO, Adrielson F.; BARATA, Barbara A. P.; SILVA, Marcelino S. da; JACOB JUNIOR, Antonio F. L.; LOBATO, Fábio M. F.. Panorama do mercado no Social CRM: uma análise dos anúncios de emprego. In: ESCOLA REGIONAL DE ALTO DESEMPENHO NORTE 2 (ERAD-NO2) E ESCOLA REGIONAL DE APRENDIZADO DE MÁQUINA E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NORTE 2 (ERAMIA-NO2), 3. , 2023, Belém/PA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 13-16. DOI: https://doi.org/10.5753/erad-no2.2023.236281.