Integração de Ferramentas de Gestão para a Transformação dos Serviços de TI e a Entrega de Valor em Organizações Públicas

  • Fernando Escobar UFG
  • Washington Carvalho Almeida UFG

Resumo


A crescente demanda da sociedade por melhores serviços e as recomendações dos órgãos de controle gerou a necessidade de um novo modelo de gestão pública, com a adoção de práticas e ferramentas já amplamente difundidas e aplicadas na iniciativa privada. O presente trabalho, fundamentado na integração de ferramentas de gestão, procurou detalhar uma abordagem teórica, com preocupações com sua adoção prática, propondo um Processo de Gerenciamento da Transformação dos Serviços de Tecnologia da Informação com consequente melhoria na entrega de valor para organizações públicas.

Palavras-chave: Ferramentas de Gestão, Transformação dos Serviços de TI, Entrega de valor, ferramentas

Referências

Archibald, R. D. e Archibald, S. C. (2016). Leading and Managing Innovation: What Every Executive Team Must Know about Project, Program, and Portfolio Management. Auerbach Publications.

Axelos (2017). Managing Successful Projects With Prince2 - 2017. Londres, UK: The Stationery Office Books.

Axelos (2019). ITIL® Foundation, ITIL 4 edition. TSO (The Stationery Office).

Brasil (2015). Organização do sistema de governança de tecnologia da informação (TI): Nota Técnica 7/2014 Sefti/TCU. Fonte: https://portal.tcu.gov.br/biblioteca- digital/organizacao-do-sistema-de-governanca-de-tecnologia-da-informacao-ti-nota- tecnica-7-2014-sefti-tcu.htm.

Brasil (2018). Acórdão 588/2018 – TCU-Plenário. Fonte: h https://pesquisa.apps.tcu.gov.br/#/redireciona/acordao-completo/ACORDAO- COMPLETO-2293227.

CANTARA, M. Business Transformation and Process Management Key Initiative Overview. Gartner research, 2013.

CBOK, B. P. M. (2013). Guia para o Gerenciamento de Processos de Negócio. Corpo Comum do Conhecimento--ABPMP BPM CBOK, v. 3.

Corradini, F., Falcioni, D., Polzonetti, A. and Re, B. (2011). Innovation on public services using business process management. In: International Conference on E-business, Management and Economics.

Davenport, T. H. (1994). Reengenharia de processos: como inovar na empresa através da tecnologia da informação. Rio de Janeiro: Campus.

Daychoum, M. (2018). 40+ 20 Ferramentas e técnicas de gerenciamento. Brasport.

Felix, R., Felix, P. do P. and Timóteo, R. (2011). Balanced Scorecard: adequação para a gestão estratégica nas organizações públicas. Revista do Serviço Público,

Fernandes, A. A. and De Abreu, V. F. (2014). Implantando a Governança de TI-: Da estratégia à Gestão de Processos e Serviços. Brasport.

HOLUB, Ed. IT Operations Optimization via ITSM ITIL and DevOps Key Initiative Overview. Free preview of Gartner research, 2015.

Vendruscolo, B. M. F. (2011). A Influência De Ferramentas De Gestão Estratégica E De Stakeholders No Desempenho De Organizações Do Ramo Particular De Saúde Do Distrito Federal. Fonte: http://bdm.unb.br/bitstream/10483/2030/1/2011_Bruno MiguelFernandesVendruscolo.pdf.

Gulledge, T. R. and Sommer, R. A. (2002). Business process management: Public sector implications. Business Process Management Journal. v. 8, n. 4, p. 364-376.

Iden, J. and Eikebrokk, T. R. (2015). The impact of senior management involvement, organisational commitment and group efficacy on ITIL implementation benefits. Information systems and e-business management, v. 13, n. 3, p. 527–552.

Isaca (2012). COBIT 5: Governança e Gestão de TI da Organização. Fonte: http://www.justicaeleitoral.jus.br/arquivos/utrern-cobit-5.

ISO, A. N. B. R. (2009). NBR ISO/IEC 38500: 2009: Governança corporativa de tecnologia da informação. Rio de Janeiro, Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Kaplan, R. S. and Norton, D. P. (1997). A estratégia em ação: balanced scorecard. Gulf Professional Publishing.

Kaplan, R. S. and Norton, D. P. (2000). Having trouble with your strategy? Then map it. Harvard business review.

Kotler, P. (2000). Administração de marketing: a edição do novo milênio. São Paulo: Prentice Hall.

Lobato, D. M. (2000). Administração estratégica: uma visão orientada para a busca de vantagens competitivas. Editoração.

Mansur, R. (2011). Governança de TI verde: o ouro verde da nova TI. Rio de Janeiro: Ciência Moderna,

Marcelino, G. F. (2002). Planejamento estratégico no setor público: uma experiência no Palácio do Planalto. Revista do Serviço Público, v. 53, n. 4, p. 107–124.
e Social - Ipardes. http://www.ipardes.gov.br/biblioteca/docs/bol_39_1_c.pdf, Abril.
Mattos, C. A. (1988). Processos Decisórios e Planejamento na América Latina. In: EDLER, P.S. e HADDAD, P. R. (orgs.). Estado e Planejamento: sonhos e realidade. Brasília, CENDEC.

Paim, R., Cardoso, V., Caulliraux, H. and Clemente, R. (2009). Gestão de processos: pensar, agir e aprender. Bookman Editora.

Pedro, J. M. (2004). O balanced scorecard (BSC) no sector público. Informação e Informática, v. 28, p. 14-23.

Pestana, C. V. S. and Valente, G. V. P. (2009). Implantação de Escritórios de Projetos na Administração Pública: a experiência da Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos do Espírito Santo (SEGER)[Artigo]. In I Congresso de Gestão Pública do ES (CONGEP). Vitória.

PMI (2017). Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK). Project Management Institute Inc.

Porter, M. E. (1999). Competição: estratégias competitivas essenciais. Gulf Professional Publishing.
- Agricultura Familiar. https://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/AgriculturaFamiliar/Reg iaoMeioNorteBrasil/GalinhaCaipira/index.htm, Abril.
Rigby, D. K. et al. (2009). Ferramentas de gestão: um guia para executivos. São Paulo, Bain & Company,
Agricultura Familiar, 20), https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/11946/2/00081600.pdf, Abril.
Roy, J. and Wetter, M. (2001). Condutores da performance: um guia prático para o uso do’balanced scorecard. Qualitymark Editora Ltda.

Tan, W. G., Cater-Steel, A. and Toleman, M. (2009). Implementing IT service management: A case study. Journal of Computer Information Systems,

Turban, E., Leidner, D., Mclean, E. and Wetherbe, J. (2010). Tecnologia da Informação para Gestão-: Transformando os Negócios na Economia Digital. Bookman.

Weill, P. (2004). Don’t just lead, govern: How top-performing firms govern IT. MIS Quarterly Executive, v. 3, n. 1, p. 1-17.

Wysocki, R. K. (2014). Effective Project Management: Tradicional, Agile, Extreme. John Wiley & Sons

Zandhuis, A. and Stellingwerf, R. (2013). ISO 21500: Guidance on project management - A Pocket Guide. Van Haren.
Publicado
22/11/2019
Como Citar

Selecione um Formato
ESCOBAR, Fernando; ALMEIDA, Washington Carvalho . Integração de Ferramentas de Gestão para a Transformação dos Serviços de TI e a Entrega de Valor em Organizações Públicas. In: ESCOLA REGIONAL DE INFORMÁTICA DE GOIÁS (ERI-GO), 7. , 2019, Goiânia. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 89-102.