Orbis: Um toolkit para Apoio no Ensino e Prática de Técnicas do Design Centrado no Usuário

  • Valeska Mesquita Intmed Software
  • Ticianne Darin Universidade Federal do Ceará

Resumo


A formação de profissionais de Interação Humano-Computador (IHC) e Design envolve a atuação em contextos de inovação, com uma diversidade de técnicas e ferramentas que promovam uma abordagem mais humana para o desenvolvimento de produtos e serviços. O presente trabalho visa dar suporte a essa formação por meio do Orbis, um toolkit composto por 15 cartões orientando a aplicação de técnicas centradas no usuário comumente utilizadas na Academia e na Indústria, nas etapas de planejamento, design e prototipação.

Referências

Barbosa, S., Silva, B, Silveira, M., Gasparini, I., Darin, T., and Barbosa, G. (2020). Interação humano-computador e experiência do usu´ario. Leanpub (autopublicação), ISBN: 978-65-00-19677-1, 1st edition.

Deng, Y., Antle, A. N., and Neustaedter, C. (2014). Tango cards: a card-based design tool for informing the design of tangible learning games. In Proc. of the 2014 conference on Designing interactive systems, pages 695–704.

Dermikan, H; Spohrer, J. (2018). Cultivando profissionais em forma de t na era da transformação digital. In Service Science, volume 1, pages 98–109.

Golembewski, M. and Selby, M. (2010). Ideation decks: a card-based design ideation tool. In Proc. of the 8th ACM Conference on Designing Interactive Systems, pages 89–92.

Guimarães, T. G. and Prates, R. O. (2018). Hci education in brazil in the light of curricula guidelines. In 2018 XLIV Latin American Computer Conference (CLEI), pages 784–793. IEEE.

Lowdermilk, T. (2013). User-centered design: a developer’s guide to building userfriendly applications. ” O’Reilly Media, Inc.”.

Lucero, A. and Arrasvuori, J. (2013). The plex cards and its techniques as sources of inspiration when designing for playfulness. Intl. Journal of Arts and Technology, 6(1):22–43.

Osterwalder, A. and Pigneur, Y. (2010). Business model generation: a handbook for visionaries, game changers, and challengers, volume 1. John Wiley & Sons.

Osterwalder, A., Pigneur, Y., Bernarda, G., and Smith, A. (2014). Value proposition design: How to create products and services customers want, volume 2. John Wiley & Sons.

Preece, J., Sharp, H., and Rogers, Y. (2015). Interaction design: Beyond human-computer interaction. John Wiley and Sons.

Sheppard, B., Yeon, H., and London, S. (2018). Tapping into the business value of design. The McKinsey Quarterly.
Publicado
18/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
MESQUITA, Valeska; DARIN, Ticianne. Orbis: Um toolkit para Apoio no Ensino e Prática de Técnicas do Design Centrado no Usuário. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM IHC - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE FATORES HUMANOS EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS (IHC), 20. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 73-78. DOI: https://doi.org/10.5753/ihc.2021.19592.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)