Boas Práticas para o Design de Jogos Sérios em Ferramentas de Autoria EUD

Resumo


Profissionais têm, cada vez mais, utilizado jogos sérios para engajar pessoas com objetivos específicos usando métodos e ferramentas de desenvolvimento de usuário final (EUD), que permitem que pessoas não necessariamente especializadas desenvolvam jogos de domínio específico. Contudo, os jogos possuem requisitos de interface que precisam ser considerados para que os resultados correspondam aos objetivos iniciais. Esse estudo propõe um conjunto de boas práticas para pessoas não especializadas abordando os aspectos de design de interface, usabilidade e engajamento para possibilitar uma experiência de jogo positiva para seus jogadores.

Palavras-chave: Jogos Sérios, End-User Development, Diretrizes

Referências

Carneiro, N., Melo, B., Cavalcante, L., Castro, R., Andrade, R. M. C., and Darin, T. (2020). Mobili: Development and use of a usability checklist for mobile games and applications. In 19th Brazilian Symposium on Software Quality, SBQS’20, New York, NY, USA. Association for Computing Machinery.

Creswell, John W., C. J. D. (2018). Research design: Qualitative, quantitative, and mixed methods approaches. SAGE Publications, Inc.

Lieberman, H., Paterno, F., Klann, M., and Wulf, V. (2006). End-user development: An emerging paradigm. In End user development, pages 1–8. Springer.

Rheinberg, F. and Engeser, S. (2018). Intrinsic Motivation and Flow, pages 579–622. Springer International Publishing, Cham.

Rodrigues, K. R. d. H., Neris, V. P. d. A., Souza, P. M., Zavarizz, R. G., da Silva, J. W.,Silva, T. M., and Verhalen, A. E. C. (2021). Rufus - uma plataforma de autoria para jogos digitais terapêuticos. In X Latin American Conference on Human Computer In teraction, CLIHC 2021, New York, NY, USA. Association for Computing Machinery.

Susi, T., Johannesson, M., and Backlund, P. (2007). Serious games: An overview
Publicado
17/10/2022
MURI, Mariana; CARVALHO, Rachel; SILVA, Tiago; RODRIGUES, Kamila; DARIN, Ticianne. Boas Práticas para o Design de Jogos Sérios em Ferramentas de Autoria EUD. In: PÔSTERES E DEMONSTRAÇÕES - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE FATORES HUMANOS EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS (IHC), 21. , 2022, Diamantina. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 92-95. DOI: https://doi.org/10.5753/ihc_estendido.2022.224866.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)