Criando Jogos Digitais Terapêuticos a partir da Plataformia de Autoria RUFUS

Resumo


Jogos digitais têm cada vez mais feito parte do cotidiano das pessoas. Os jogos terapêuticos, por sua vez, são uma subcategoria de jogos digitais sérios, que visam apoiar os tratamentos de reabilitação e ajudar os pacientes a entender, motivar e persistir nas práticas terapêuticas. Este artigo descreve o RUFUS, uma plataforma para autoria de jogos digitais, configurada por profissionais de Saúde, para realizar atividades terapêuticas com seus pacientes e cuidadores. A plataforma possui uma interface Web para autoria de jogos e é composta por quatro diferentes mecânicas de jogo, bem como permite a visualização de relatórios de interação. Um aplicativo móvel compõe a infraestrutura e exibe os jogos criados para os pacientes e cuidadores. Técnicas de Design Participativo foram usadas durante o design e desenvolvimento da solução para engajar diferentes partes interessadas. Estudos realizados tem apontado interesse de profissionais de Saúde e também da Educação no uso da solução para atividades terapêuticas complementares e também atividades pedagógicas.

Palavras-chave: Computação centrada no ser-humano, Teste de Usabilidade, Estudos Empíricos em IHC

Referências

Soledad Ballesteros, Julia Mayas, Antonio Prieto, Eloísa Ruiz-Marquez, Pilar Toril, and José M Reales. 2017. Effects of video game training on measures of selective attention and working memory in older adults: Results from a randomized controlled trial. Frontiers in Aging Neuroscience 9 (2017), 354.

Eloïse Boyet, Lucile Couture, Louis Granier, Thomas Roudes, Agathe Vidal, Nicolas Maranzana, Camille Jean, et al. 2021. A New Serious Game for Children to Explain Innovation and Enhance Creativity. In DS 110: Proceedings of the 23rd International Conference on Engineering and Product Design Education (E&PDE 2021), VIA Design, VIA University in Herning, Denmark. 9th-10th September 2021.

Monit Cheung. 2006. Therapeutic games and guided imagery: tools for mental health and school professionals working with children, adolescents, and their families. Lyceum Books.

Tânia Saraiva de Melo Pinheiro, Caio Cesar Valério, Cristiano Maciel, Kamila Rios da Hora Rodrigues, and Eunice P. dos Santos Nunes. 2021. Revisiting Empathy Games Concept from User Comments Perspective. In Proceedings of the XX Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems (Virtual Event, Brazil) (IHC ’21). Association for Computing Machinery, New York, NY, USA, Article 44, 11 pages. https://doi.org/10.1145/3472301.3484359

James Paul Gee. 2003. What video games have to teach us about learning and literacy. Computers in entertainment (CIE) 1, 1 (2003), 20–20.

Andrew J. Ko, Robin Abraham, Laura Beckwith, Alan Blackwell, Margaret Burnett, Martin Erwig, Chris Scaffidi, Joseph Lawrance, Henry Lieberman, Brad Criando Jogos Digitais Terapêuticos a partir da Plataforma de Autoria RUFUS Myers, Mary Beth Rosson, Gregg Rothermel, Mary Shaw, and Susan Wiedenbeck. 2011. The State of the Art in End-user Software Engineering. ACM Comput. Surv. 43, 3, Article 21 (April 2011), 44 pages. https://doi.org/10.1145/1922649.1922658

Andrew J Ko, Brad A Myers, and Htet Htet Aung. 2004. Six learning barriers in end-user programming systems. In 2004 IEEE Symposium on Visual Languages- Human Centric Computing. IEEE, 199–206.

Chen-Chung Liu, Yuan-Bang Cheng, and Chia-Wen Huang. 2011. The effect of simulation games on the learning of computational problem solving. Computers & Education 57, 3 (2011), 1907–1918.

Kecheng Liu. 2000. Semiotics in information systems engineering. Cambridge University Press.

David R Michael and Sandra L Chen. 2005. Serious games: Games that educate, train, and inform. Muska & Lipman/Premier-Trade.

Alice Mitchell and Carol Savill-Smith. 2004. The use of computer and video games for learning. A review of the literature (2004).

Kamila Rios da Hora Rodrigues, Vania Paula de Almeida Neris, Paula Maia Souza, Rodrigo Geurgas Zavarizz, Jonattan Willian da Silva, Tiago Marino Silva, and Aline Elias Cardoso Verhalen. 2021. Rufus - Uma Plataforma de Autoria Para Jogos Digitais TerapêUticos. Association for Computing Machinery, New York, NY, USA. https://doi.org/10.1145/3488392.3488407

Kamila R. H. Rodrigues, Caio C. Valério, Tânia S. M. Pinheiro, Cristiano Maciel, and Eunice P. S. Nunes. 2021. Diretrizes para o Design de Jogos Empáticos. In Anais Estendidos do XX Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (Online). SBC, Porto Alegre, RS, Brasil, 86–95. https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2021.19628

Charles E Schaefer and Steven E Reid. 2004. Game play: Therapeutic use of childhood games. John Wiley & Sons.

Valerie J Shute, Matthew Ventura, and Fengfeng Ke. 2015. The power of play: The effects of Portal 2 and Lumosity on cognitive and noncognitive skills. Computers & education 80 (2015), 58–67.

Ronald K Stamper and J Backhouse. 1988. MEASUR: method for Eliciting, Analysing, and Specifying user Requirements. In Computerized assistance during the information systems life cycle. North Holland.

Ziang Xiao, Helen Wauck, Zeya Peng, Hanfei Ren, Lei Zhang, Shiliang Zuo, Yuqi Yao, andWai-Tat Fu. 2018. Cubicle: An adaptive educational gaming platform for training spatial visualization skills. In 23rd International Conference on Intelligent User Interfaces. 91–101.
Publicado
17/10/2022
Como Citar

Selecione um Formato
RODRIGUES, Kamila Rios da Hora; NERIS, Vânia Paula de Almeida; ZAVARIZZ, Rodrigo Gerugas; DA SILVA, Jonattan Willian; SILVA, Tiago Marino; VERHALEN, Aline Elias Cardoso; DE SOUZA, Paula Maia. Criando Jogos Digitais Terapêuticos a partir da Plataformia de Autoria RUFUS. In: ARTIGOS INTERNACIONAIS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE FATORES HUMANOS EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS (IHC), 21. , 2022, Diamantina. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 234-236. DOI: https://doi.org/10.5753/ihc_estendido.2022.225290.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)