RetificAI: Um verificador de notícias falsas com base em IA e Aprendizado de Máquina

  • Guilherme Jun Yazaki Grillo Universidade de São Paulo
  • Gabriel Tavares Brayn Rosati Universidade de São Paulo
  • Jaqueline Matos da Hora Universidade de São Paulo
  • Paulo Henrique de Souza Soares Universidade de São Paulo
  • Kamila Rios da Hora Rodrigues Universidade de São Paulo https://orcid.org/0000-0001-9176-8709

Resumo


São muitos os caminhos que levam à desinformação. O acesso cada vez mais crescente a dispositivos móveis e aos canais de comunicação potencializou a disseminação de notícias falsas. A sociedade tem se mobilizado em criar soluções que amenizem o fenômeno das Fake News. Este trabalho propõe o RetificAI, um verificador de notícias falsas, composto de um Website e um chatbot, e com base em IA e Aprendizado de Máquina, projetado para disponibilizar de maneira fácil e guiada um feedback sobre notícias veiculadas nos mais diferentes meios. Um estudo prévio foi feito em um protótipo existente e com base nele um novo produto foi projetado. O intuito desse novo produto é ser efetivo, além de assertivo e fácil de usar para diferentes perfis de usuários, sobretudo idosos, que são reconhecidamente aqueles que mais disseminam notícias falsas no Brasil.

Palavras-chave: Fake News, Verificador de Notícias, ChatBot, Inteligência Artificial, Aprendizado de Máquina

Referências

BROWN, T. “The Making of a Design Thinker.” Metropolis Oct. 2009: 60-62.

ESTABEL, L. B., LUCE, B. F., and SANTINI, L. A. “Elderly, fake news and information literacy”. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 16 (2020); 1-15, 24(2), 15-1.

GOMES, S. F., PENNA, J. C. B. de O., and ARROIO, A. “Fake news científicas: percepção, persuasão e letramento.” Ciência & Educação (Bauru) 26 (2020).

MEDRÁN, A. “No reino da pós-verdade, a irrelevância é o castigo”. UNO, São Paulo, n. 27, p. 33-35, 2017. Disponível em: https://tinyurl.com/y9knxgaz Acesso em: 04 jul. 2022.

MYERS, D. G.; DEWALL, C. N. “ Psicologia 11”. ed. Rio de Janeiro: EDEL, 2017.

NIELSEN, J., and MOLICH, R. “Heuristic evaluation of user interfaces”. In Proceedings of the SIGCHI conference on Human factors in computing systems, 1990 (pp. 249-256).

PANORAMA. "Pesquisas Independentes sobre o mercado de conteúdos móveis". Disponível em: https://www.mobiletime.com.br/pesquisas/. Acessado em: 20 de jul. 2022.

PENNYCOOK, G., and RAND, D.G. “The psychology of fake news.” Trends in cognitive sciences 25.5 (2021): 388-402.

PRUITT, J and ADLIN, T. (2006). The Persona Lifecycle: Keeping People in Mind Throughout Product Design. São Francisco: Elsevier.

YABRUDE, A. T. Z., SOUZA, A. C. M. D., CAMPOS, C. W. D., BOHN, L., AND TIBONI, M. (2020). "Desafios das fake news com idosos durante infodemia sobre covid-19: experiência de estudantes de medicina". Revista Brasileira de Educação Médica, 44.

WARAU, “Websites Atendendo a Requisitos de Acessibilidade e Usabilidade”. Disponível em: https://leanpub.com/warau. Acessado em: 04 de jun. 2022.

ZUCKERMAN, E. “ Fake news is a red herring”. Disponível em: https://www.dw.com/en/fake-news-is-a-red-herring/a-37269377. Acesso em: 04 jul. 2022.
Publicado
17/10/2022
Como Citar

Selecione um Formato
GRILLO, Guilherme Jun Yazaki; ROSATI, Gabriel Tavares Brayn; DA HORA, Jaqueline Matos; SOARES, Paulo Henrique de Souza; RODRIGUES, Kamila Rios da Hora. RetificAI: Um verificador de notícias falsas com base em IA e Aprendizado de Máquina. In: COMPETIÇÃO DE DESIGN - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE FATORES HUMANOS EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS (IHC), 21. , 2022, Diamantina. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 146-150. DOI: https://doi.org/10.5753/ihc_estendido.2022.226269.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)