RetificAI: Um verificador de notícias falsas com base em IA e Aprendizado de Máquina
Resumo
São muitos os caminhos que levam à desinformação. O acesso cada vez mais crescente a dispositivos móveis e aos canais de comunicação potencializou a disseminação de notícias falsas. A sociedade tem se mobilizado em criar soluções que amenizem o fenômeno das Fake News. Este trabalho propõe o RetificAI, um verificador de notícias falsas, composto de um Website e um chatbot, e com base em IA e Aprendizado de Máquina, projetado para disponibilizar de maneira fácil e guiada um feedback sobre notícias veiculadas nos mais diferentes meios. Um estudo prévio foi feito em um protótipo existente e com base nele um novo produto foi projetado. O intuito desse novo produto é ser efetivo, além de assertivo e fácil de usar para diferentes perfis de usuários, sobretudo idosos, que são reconhecidamente aqueles que mais disseminam notícias falsas no Brasil.
Referências
ESTABEL, L. B., LUCE, B. F., and SANTINI, L. A. “Elderly, fake news and information literacy”. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 16 (2020); 1-15, 24(2), 15-1.
GOMES, S. F., PENNA, J. C. B. de O., and ARROIO, A. “Fake news científicas: percepção, persuasão e letramento.” Ciência & Educação (Bauru) 26 (2020).
MEDRÁN, A. “No reino da pós-verdade, a irrelevância é o castigo”. UNO, São Paulo, n. 27, p. 33-35, 2017. Disponível em: https://tinyurl.com/y9knxgaz Acesso em: 04 jul. 2022.
MYERS, D. G.; DEWALL, C. N. “ Psicologia 11”. ed. Rio de Janeiro: EDEL, 2017.
NIELSEN, J., and MOLICH, R. “Heuristic evaluation of user interfaces”. In Proceedings of the SIGCHI conference on Human factors in computing systems, 1990 (pp. 249-256).
PANORAMA. "Pesquisas Independentes sobre o mercado de conteúdos móveis". Disponível em: https://www.mobiletime.com.br/pesquisas/. Acessado em: 20 de jul. 2022.
PENNYCOOK, G., and RAND, D.G. “The psychology of fake news.” Trends in cognitive sciences 25.5 (2021): 388-402.
PRUITT, J and ADLIN, T. (2006). The Persona Lifecycle: Keeping People in Mind Throughout Product Design. São Francisco: Elsevier.
YABRUDE, A. T. Z., SOUZA, A. C. M. D., CAMPOS, C. W. D., BOHN, L., AND TIBONI, M. (2020). "Desafios das fake news com idosos durante infodemia sobre covid-19: experiência de estudantes de medicina". Revista Brasileira de Educação Médica, 44.
WARAU, “Websites Atendendo a Requisitos de Acessibilidade e Usabilidade”. Disponível em: https://leanpub.com/warau. Acessado em: 04 de jun. 2022.
ZUCKERMAN, E. “ Fake news is a red herring”. Disponível em: https://www.dw.com/en/fake-news-is-a-red-herring/a-37269377. Acesso em: 04 jul. 2022.