Design da experiência do usuário e retorno sobre o investimento: um estudo preliminar da literatura

  • Gessé G. P. Evangelista UFSCar
  • Luciana A. M. Zaina UFSCar

Resumo


Este trabalho tem como objetivo apresentar resultados parciais de um mapeamento preliminar da literatura sobre a relação entre design de experiência do usuário (UX User eXperience) e retorno sobre o investimento (ROI). Foram selecionados nove artigos sobre o tema e discutido os resultados apresentados por esses artigos e as limitações que ainda existem acerca do tema.

Referências

Adebesin, Funmi; Chawana, Trevor (2021). The current state of measuring return on investment in user experience design. South African Computer Journal, v. 33, n. 1, p. 22-36, 2021.

Aleryani, A. Y. The impact of the user experience (UX) on the quality of the requirements elicitation (2020). International Journal of Digital Information and Wireless Communications, v. 10, n. 1, p. 1-9.

Buchinger, D., de Siqueira Cavalcanti, G. A., and da Silva Hounsell, M. (2014). Mecanismos de busca acadêmica: uma análise quantitativa. Revista Brasileira de Computação Aplicada, 6(1):108–120.

Fedele, G., Fedriga, M., Zanuso, S., Mastrangelo, S. & Di Nocera, F. (2017). Can user experience affect buying intention? A case study on the evaluation of exercise equipment. Human Factors and Ergonomics Society Europe, 145–152.

Forrester Research (2015). The business impact of investing in experience: a spotlight on financial services. Disponível em: [link]. Acesso em: 07 abr. 2023.

Graefe, T. M., Keenan, S. L. & Bowen, K. C. (2003). Meeting the challenge of measuring return on investment for user centered development. CHI’03 Extended Abstracts on Human Factors in Computing Systems.

Hinderks, A. (2019). Developing a UX KPI based on the user experience questionnaire.Computer Standards & Interfaces, v. 65, p. 38-44.

Horvath, Jeff (2020). The Business Value of UX: Taking ROI to an Institutional Level.Human Factors International, Inc.

ISO9241-210, Ergonomics of Human-System Interaction—Part 210: Human Centred Design for Interactive Systems, ISO, Geneva, Switzerland, 2019.

Kaplan, Robert S.; Norton, David P. (2004). Measuring the strategic readiness ofintangible assets. Harvard Business Review, v. 82, n. 2, p. 52-63.

Kaplan, R. S.; Norton, D. P. (2004) Mapas estratégicos: Balanced Scorecard. 10. Ed. Rio de Janeiro: Elsevier.

Kolbeinsson, A.; Lindblom, J.; Thorvald, P. (2020). Employing UX processes for more focused development in research projects. In: International Digital Human Modeling Symposium, 6., 2020. Proceedings. [s.l.: s.n.], 2020.

Kotler, P.; Armstrong, G. (2017). Princípios de marketing. 16. Ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall.

Nielsen Norman Group (2020). UX Metrics and ROI, 5th Edition. [S.l.]. Disponível em: [link]. Acesso em: 7 abr. 2023.

Petersen, K.; Feldt, R.; Mujtaba, S.; Mattsson, M. (2008). Systematic Mapping Studies in Software Engineering. In Proceedings of the 12th International Conference onEvaluation and Assessment in Software Engineering, EASE’08, pages 68–77, Swindon, GBR. BCS Learning &; Development Ltd.

Ribeiro, L. M.; Pereira, H. V. M. (2019). O papel das métricas de negócio para a gestão estratégica das empresas. In: Congresso Nacional De Excelência Em Gestão, 15, Niterói. Anais [...]. Niterói: ANEGEPE, 2019. P. 548-557.

Rosenberg, D. (2004). The myths of usability ROI. Interactions, 11(5), 22–29.

Trendowicz, Adam et al. (2023). User experience key performance indicators for industrial iot systems: A multivocal literature review. Digital Business, v. 3, n. 1,100057.

Turner, C. W. (2011). A strategic approach to metrics for user experience designers. Journal of Usability Studies, 6(2), 52–59.

Wang, Jennifer; Moulden, Angela (2021). AI Trust Score: A User-Centered Approach to Building, Designing, and Measuring the Success of Intelligent Workplace Features. Conference on Human Factors in Computing Systems, p1-7.

W. W. and A. A. S. G. A. Wijaya, Kefry (2021). The Effect of UI/UX Design on User Satisfaction in Online Art Gallery. y. In: 1st International Conference on Computer Science and Artificial Intelligence (ICCSAI), pp. 120–125.
Publicado
16/10/2023
EVANGELISTA, Gessé G. P.; ZAINA, Luciana A. M.. Design da experiência do usuário e retorno sobre o investimento: um estudo preliminar da literatura. In: PÔSTERES E DEMONSTRAÇÕES - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE FATORES HUMANOS EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS (IHC), 22. , 2023, Maceió/AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 133-138. DOI: https://doi.org/10.5753/ihc_estendido.2023.233783.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)