O controle por detrás da tela: a Inteligência Artificial da NetFlix sob a ótica dos usuários

  • Aline Verhalen Universidade Federal de Mato Grosso
  • Cristiano Maciel Universidade Federal de Mato Grosso
  • Patricia de Souza Universidade Federal de Mato Grosso
  • Artur Kronbauer Universidade Salvador

Resumo


A Inteligência Artificial (IA) tem sido amplamente usada para aprimorar a experiência do usuário (UX) em diferentes sistemas computacionais. Neste contexto, este artigo tem como objetivo analisar a IA usada na Netflix e verificar os sentimentos hedônicos proporcionados a seus usuários. Para atingir o objetivo, são utilizadas diferentes técnicas de avaliação oriundas da áreas de Interação Humano-Computador (IHC). Os resultados demonstram que a combinação das técnicas de avaliação podem contribuir para identificar os sentimentos dispertados pelo sistema de recomendação

Palavras-chave: experiência do usuários, sentimentos hedônicos, NetFlix

Referências

Francois Brochet, Suraj Srinivasan, and Michael Norris. 2012. Net ix: Valuing a New Business Model. (2012).

Pieter Desmet. 2000. Emotion through expression; designing mobile telephones with an emotional t. Report of Modeling the Evaluation Structure of KANSEI 3 (2000), 103–110.

Wagner Rodrigues Miranda. [n. d.]. Net ix: Big Data e os algoritmos de recomen- dação1. ([n. d.]).

Jakob Nielsen. 1994. Usability inspection methods. In Conference companion on Human factors in computing systems. ACM, 413–414.

M SELLITTO. 2002. Inteligência arti cial: uma aplicação em uma indústria de processo contínuo. Gestão & Produção 9, 3 (2002), 363–376.

Daiana Sigiliano and Eduardo Faustino. 2016. NETFLIX: Sistemas de Recomenda- ção Inteligentes http://dx. doi. org/10.15601/1983-7631/rt. v9n16p13-26. Revista Tecer 9, 16 (2016).
Publicado
11/10/2019
VERHALEN, Aline; MACIEL, Cristiano; DE SOUZA, Patricia; KRONBAUER, Artur. O controle por detrás da tela: a Inteligência Artificial da NetFlix sob a ótica dos usuários. In: PÔSTERES E DEMONSTRAÇÕES - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE FATORES HUMANOS EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS (IHC), 18. , 2019, Vitória. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 37-38. DOI: https://doi.org/10.5753/ihc.2019.8390.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)