Análise de Satisfação de Serviços e Produtos Brasileiros em Plataformas Eletrônicas: Uma Abordagem de Mineração de Texto
Resumo
Este artigo apresenta o desenvolvimento de uma metodologia para compreender opiniões e sentimentos dos consumidores após a prestação de serviços e a venda de produtos em plataformas eletrônicas brasileiras, utilizando técnicas de mineração de texto. O estudo concentra-se na modelagem de tópicos, análise de sentimentos e extração de entidades nomeadas a partir dos comentários dos consumidores. O método foi aplicado a dados públicos de avaliações de diferentes setores, visando auxiliar empresas e comerciantes a melhorar seus produtos, serviços e atendimento ao cliente. Além disso, são discutidos os desafios enfrentados na aplicação das técnicas e avaliação dos resultados. A construção final do método demonstra sua eficácia na compreensão da satisfação dos clientes em diversos setores, proporcionando insights relevantes.
Palavras-chave:
Satisfação do Cliente, Mineração de Texto, Plataformas Eletrônicas, Metodologia, Ciência de Dados
Referências
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Caro, L. M. and Garcia, J. A. M. (2007). Measuring perceived service quality in urgent transport service. Journal of Retailing and Consumer Services, 14(1).
Kherwa, P. and Bansal, P. (2019). Topic modeling: a comprehensive review. EAI Endorsed transactions on scalable information systems, 7(24).
Lyu, F. and Choi, J. (2020). The forecasting sales volume and satisfaction of organic products through text mining on web customer reviews. Sustainability, 12(11).
Silva, F. M. (2022). Proposta de um índice de avaliação da satisfação do uso do transporte público do município de são carlos por meio da adaptação do customer satisfaction score. Repositório Intistucional UFSCAR.
Souza, F. D. and de Oliveira e Souza, J. B. (2021). Sentiment analysis on brazilian portuguese user reviews. IEEE Latin American Conference on Computational Intelligence (LA-CCI).
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Souza, F. D. and de Oliveira e Souza, J. B. (2021). Sentiment analysis on brazilian portuguese user reviews. IEEE Latin American Conference on Computational Intelligence (LA-CCI).
Publicado
14/10/2024
Como Citar
SANTOS, Isabella Lopes Carmo dos; VILLAS, Marcos V.; LIFSCHITZ, Sergio.
Análise de Satisfação de Serviços e Produtos Brasileiros em Plataformas Eletrônicas: Uma Abordagem de Mineração de Texto. In: WORKSHOP DE TRABALHOS DE ALUNOS DA GRADUAÇÃO (WTAG) - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE BANCO DE DADOS (SBBD), 39. , 2024, Florianópolis/SC.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 37-43.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbbd_estendido.2024.243794.