Tabuleiro Celular: Proposta de um Jogo de Tabuleiro Educativo sobre Biologia Celular

  • Pedro Arruda de Oliveira UFC
  • Sara Machado Azevedo UFC

Resumo


O ensino de biologia tem como principais funções o desenvolvimento da capacidade lógica, a percepção de mundo e a compreensão da organização biológica. Sendo assim, o professor tem a tarefa de pesquisar, desenvolver e avaliar métodos de ensino que potencialize essas funções. Para isso, o professor pode se utilizar de métodos inovadores, incluindo o uso de um jogo. Visto que a compreensão do mundo celular é um desafio em sala de aula, este trabalho terá como objetivo desenvolver um jogo de tabuleiro didático, destinado a estudantes da educação básica. Além da criação do jogo, o projeto pretende fazer pesquisas de usabilidade com os alunos, a fim de melhorar as mecânicas para haver uma maior aceitação do seu uso por estudantes em sala de aula. Mas a priori foi usado um método indutivo com o foco de alcançar um protótipo mínimo, fundamentado nas experiências com jogos dos autores, com o intuito de ser futuramente jogado entre os alunos.

Palavras-chave: biologia, ensino, jogo de tabuleiro, sala de aula

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Publicado
30/09/2024
OLIVEIRA, Pedro Arruda de; AZEVEDO, Sara Machado. Tabuleiro Celular: Proposta de um Jogo de Tabuleiro Educativo sobre Biologia Celular. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS CURTOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES) , 2024 Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 192-197. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2024.241060.