Avaliação do Processo de atendimento de demandas de produtos de software da Embrapa

  • Edméia Leonor Pereira de Andrade EMBRAPA
  • Angélica Toffano Seidel Calazans Caixa Econômica Federal
  • Káthia Marçal de Oliveira UCB
  • Adelaide Figueiredo UCB

Resumo


A melhoria de processo de software tem recebido mais atenção e visibilidade das organizações e dos profissionais de software desde a década de 90, quando começaram a surgir normas e modelos para melhorar e medir os processos. A medição possibilita a identificação de dados quantitativos e qualitativos e fornece mecanismos para avaliar e melhorar o processo. Esse documento apresenta um relato de experiência com a avaliação do Processo de atendimento de demandas de produto de software em uso na Embrapa através da aplicação do Goal Question-Metrics (GQM).
Palavras-chave: Processos de software, Medição, Métricas, GQM

Referências

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EMBRAPA. Departamento de Tecnologia da Informação. Relatório de descrição do processo: Atendimento de demandas de produtos de software da Embrapa. Departamento de Tecnologia da Informação. Brasília, 2001.
Publicado
02/09/2003
DE ANDRADE, Edméia Leonor Pereira; CALAZANS, Angélica Toffano Seidel; DE OLIVEIRA, Káthia Marçal; FIGUEIREDO, Adelaide. Avaliação do Processo de atendimento de demandas de produtos de software da Embrapa. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DE SOFTWARE (SBQS), 2. , 2003, Fortaleza. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2003 . p. 209-216. DOI: https://doi.org/10.5753/sbqs.2003.15702.