Avaliação do Processo de atendimento de demandas de produtos de software da Embrapa
Resumo
A melhoria de processo de software tem recebido mais atenção e visibilidade das organizações e dos profissionais de software desde a década de 90, quando começaram a surgir normas e modelos para melhorar e medir os processos. A medição possibilita a identificação de dados quantitativos e qualitativos e fornece mecanismos para avaliar e melhorar o processo. Esse documento apresenta um relato de experiência com a avaliação do Processo de atendimento de demandas de produto de software em uso na Embrapa através da aplicação do Goal Question-Metrics (GQM).
Palavras-chave:
Processos de software, Medição, Métricas, GQM
Referências
BASILI. V.; CALDIERA, G.; ROMBACH, H. Goal Question Metric paradigm. In: Encyclopédia of Software Engineering. V. 2, 1994. p. 527 –532.
SOLINGEN, R.; BERGHOUT, E. The Goal/Question/Metric method: a practical guide for quality improvement of software development. London: McGraw-Hill. 1999. 199p.
EMBRAPA. Secretaria de Administração Estratégica. III Plano Diretor da Embrapa: realinhamento estratégico. 1999 – 2003. Brasília: Embrapa-SPI, 1998. 40 p.
EMBRAPA. Departamento de Tecnologia da Informação. Relatório de descrição do processo: Atendimento de demandas de produtos de software da Embrapa. Departamento de Tecnologia da Informação. Brasília, 2001.
SOLINGEN, R.; BERGHOUT, E. The Goal/Question/Metric method: a practical guide for quality improvement of software development. London: McGraw-Hill. 1999. 199p.
EMBRAPA. Secretaria de Administração Estratégica. III Plano Diretor da Embrapa: realinhamento estratégico. 1999 – 2003. Brasília: Embrapa-SPI, 1998. 40 p.
EMBRAPA. Departamento de Tecnologia da Informação. Relatório de descrição do processo: Atendimento de demandas de produtos de software da Embrapa. Departamento de Tecnologia da Informação. Brasília, 2001.
Publicado
02/09/2003
Como Citar
DE ANDRADE, Edméia Leonor Pereira; CALAZANS, Angélica Toffano Seidel; DE OLIVEIRA, Káthia Marçal; FIGUEIREDO, Adelaide.
Avaliação do Processo de atendimento de demandas de produtos de software da Embrapa. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DE SOFTWARE (SBQS), 2. , 2003, Fortaleza.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2003
.
p. 209-216.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbqs.2003.15702.