Uma Abordagem Evolucionária Multiobjetiva para a Alocação de Unidades de Comunicação em Redes Veiculares para a Distribuição de Streaming
Resumo
Este trabalho considera a deposição de unidades de comunicação (RSUs) em redes veiculares. Basicamente, têm-se o objetivo de promover encontros regulares de véıculos com a infraestrutura, permitindo que os véıculos continuem recebendo mídia da infraestrutura durante sua locomoção. Em termos de parâmetros de QoS, são considerados: (a) a fração de véıculos que receberá a transmissão de mídia, (b) a taxa de recepção de dados da infraestrutura para os véıculos, e (c) a taxa de consumo de dados dentro dos véıculos. Após a formulação do problema, este trabalho apresenta a estratégia de deposição Sigma-N que utiliza o algoritmo evolucionário multiobjetivo NSGA-II. Sigma-N é comparada com a estratégia intuitiva de se alocar unidades de comunicação em pontos de maior concentração de fluxo. Os resultados mostram que Sigma-N requer menos RSUs para atingir a mesma cobertura, enquanto fornece similar qualidade de serviço.
Publicado
10/05/2018
Como Citar
PEREIRA, Leonardo A. A.; LUCIANO, Mateus C.; MARIZ, Larissa L.; RAMOS, Bruna V.; PITANGUI, Cristiano G.; SILVA, Cristiano M..
Uma Abordagem Evolucionária Multiobjetiva para a Alocação de Unidades de Comunicação em Redes Veiculares para a Distribuição de Streaming. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SIMPÓSIO BRASILEIRO DE REDES DE COMPUTADORES E SISTEMAS DISTRIBUÍDOS (SBRC), 36. , 2018, Campos do Jordão.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2018
.
ISSN 2177-9384.