Uma Abordagem Evolucionária Multiobjetiva para a Alocação de Unidades de Comunicação em Redes Veiculares para a Distribuição de Streaming

  • Leonardo A. A. Pereira
  • Mateus C. Luciano
  • Larissa L. Mariz
  • Bruna V. Ramos
  • Cristiano G. Pitangui
  • Cristiano M. Silva

Resumo


Este trabalho considera a deposição de unidades de comunicação (RSUs) em redes veiculares. Basicamente, têm-se o objetivo de promover encontros regulares de véıculos com a infraestrutura, permitindo que os véıculos continuem recebendo mídia da infraestrutura durante sua locomoção. Em termos de parâmetros de QoS, são considerados: (a) a fração de véıculos que receberá a transmissão de mídia, (b) a taxa de recepção de dados da infraestrutura para os véıculos, e (c) a taxa de consumo de dados dentro dos véıculos. Após a formulação do problema, este trabalho apresenta a estratégia de deposição Sigma-N que utiliza o algoritmo evolucionário multiobjetivo NSGA-II. Sigma-N é comparada com a estratégia intuitiva de se alocar unidades de comunicação em pontos de maior concentração de fluxo. Os resultados mostram que Sigma-N requer menos RSUs para atingir a mesma cobertura, enquanto fornece similar qualidade de serviço.
Publicado
10/05/2018
Como Citar

Selecione um Formato
PEREIRA, Leonardo A. A.; LUCIANO, Mateus C.; MARIZ, Larissa L.; RAMOS, Bruna V.; PITANGUI, Cristiano G.; SILVA, Cristiano M.. Uma Abordagem Evolucionária Multiobjetiva para a Alocação de Unidades de Comunicação em Redes Veiculares para a Distribuição de Streaming. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE REDES DE COMPUTADORES E SISTEMAS DISTRIBUÍDOS (SBRC), 36. , 2018, Campos do Jordão. Anais do XXXVI Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, may 2018 . ISSN 2177-9384.