O Poder das Mídias Sociais Aplicadas em Iniciativas de Crowdfunding no Brasil

  • Fernanda Bruno dos Santos UFRJ
  • Ana Carolina Gama e Silva Assaife UFRJ
  • Jonice Oliveira UFRJ

Resumo


O esforço coletivo realizado por consumidores através das mídias sociais com o objetivo de angariar fundos para tornar viável a realização de um evento é conhecido por ‘crowdfunding’. Este artigo traz um estudo sobre o assunto, mostrando uma revisão de literatura sobre o tema. Através de dados extraídos de diversas campanhas, ele tenta responder a pergunta: Como e por que consumidores se transformam em participantes de iniciativas de ‘crowdfunding’?
Palavras-chave: Poder, Mídias Sociais, Iniciativas de Crowdfunding

Referências

Baer, W. (2008). Bulletin of Latin American Research xix, 498 The Brazilian Economy: Growth and Development. Pages 223-240 Praeger.

Belleflamme, P., and Lambert, T. (2011). “Crowdfunding : Tapping the Right Crowd.” In Corporate Finance 2002: 1-38. Elsevier.

Brabham, D. (2008) “Crowdsourcing as a Model for Problem Solving: An Introduction and Cases.” Convergence: The International Journal of Research into New Media Technologies 14: 75-90.

Kozinets, R., Hemetsberger,A. and Schau,H.. (2008). “The Wisdom of Consumer Crowds: Collective Innovation in the Age of Networked Marketing.” In Journal of Macromarketing 28, pages 339-354. SAGE

Mangold, W., and Faulds, D. (2009). “Social media: The new hybrid element of the promotion mix.” In Business Horizons 42(4), pages 357-365. Elsevier

McNaughton, M. (2011) “Social Networking in Brazil: Facebook Overtakes Orkut; Usage of Twitter Nearly Doubles in 5 Months.” The Realtime Report. http://therealtimereport.com/2011/09/21/social-networking-in-brazil-facebook-overtakes-orkut-usage-of-twitter-nearly-doubles-in-5-months/, December 2011

Oinas-Kukkonen, H. (2008). “Network analysis and crowds of people as sources of new organisational knowledge.” In Knowledge Management: Theoretical Foundation, pages 173-189. Informing Science Press

O’Neil,M.(2010). “Shirky and Sanger , or the costs of crowdsourcing.” In Journal of Science Communication 9, pages 1-6. SISSA

Russ, C. (2007). “Online Crowds – Extraordinary Mass Behavior on the Internet.” In MEDIA ’07 and I-SEMANTICS '07, pages 103-110. VHM
Publicado
16/05/2012
SANTOS, Fernanda Bruno dos; ASSAIFE, Ana Carolina Gama e Silva; OLIVEIRA, Jonice. O Poder das Mídias Sociais Aplicadas em Iniciativas de Crowdfunding no Brasil. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SBSI), 8. , 2012, São Paulo. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2012 . p. 744-748. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsi.2012.14458.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 > >>