Uso do ambiente de autoria Scratch para favorecer a construção de conhecimentos matemáticos e o desenvolvimento do pensamento formal

  • Patrícia F. da Silva UFRGS
  • Fabrício Herpich UFRGS
  • Giovani G. Bombardieri UFRGS
  • Liane Margarida Rockenbach Tarouco UFRGS

Resumo


Este artigo apresenta o uso do ambiente de autoria Scratch para favorecer a construção de conhecimentos matemáticos e o desenvolvimento do pensamento formal em adolescentes. Apresenta uma contextualização sobre o uso das tecnologias digitais no contexto educacional, o desenvolvimento do pensamento formal, o ambiente de experimentação criado com o ambiente de autoria Scratch visando que os estudantes pudessem ensejar a aquisição de conhecimentos sobre ângulos de reflexão e incidência e por fim os resultados obtidos por meio das observações.

Palavras-chave: Pensamento formal, Construção do conhecimento, Matemática, Scratch

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Publicado
20/10/2019
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SILVA, Patrícia F. da; HERPICH, Fabrício; BOMBARDIERI, Giovani G.; TAROUCO, Liane Margarida Rockenbach. Uso do ambiente de autoria Scratch para favorecer a construção de conhecimentos matemáticos e o desenvolvimento do pensamento formal. In: WORKSHOP ON ADVANCED VIRTUAL ENVIRONMENTS AND EDUCATION (WAVE), 2. , 2019, Poços de Caldas/MG. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 30-36. DOI: https://doi.org/10.5753/wave.2019.30.