Ajuda aí, Sinop!: Uma ferramenta para crowdsourcing com gamificação aplicada a cidades inteligentes

Resumo


Centros urbanos apresentam continuamente problemas estruturais que demandam manutenção. Os canais para o cidadão relatar estes problemas são diversos e em cidades de grande porte podem existir aplicações eficientes. Entretanto, o estudo da viabilidade do uso destes recursos em cidades de pequeno e médio porte é fundamental para o apoio à gestão pública. Neste estudo, realizamos a prototipação de um aplicativo voltado às cidades inteligentes que usa crowdsourcing e gamificação. O protótipo foi avaliado pelos métodos de usabilidade, satisfação e aceitação da tecnologia. Os resultados demonstraram grande intenção de adoção, utilidade e facilidade de uso, em comparação com as formas tradicionais de interação entre o cidadão e o poder público.

Palavras-chave: Inteligência Coletiva, Gamificação, Governo Eletrônico, Citizen Sourcing, Cidades Inteligentes

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Publicado
18/07/2021
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ZAHN, Jean; DA SILVA, Mônica; MOURÃO, Erica; GRACIOLI NETO, Carlos; GRILO, Erick Simas; VITERBO, José; BERNARDINI, Flávia Cristina. Ajuda aí, Sinop!: Uma ferramenta para crowdsourcing com gamificação aplicada a cidades inteligentes. In: WORKSHOP DE COMPUTAÇÃO APLICADA EM GOVERNO ELETRÔNICO (WCGE), 9. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 191-202. ISSN 2763-8723. DOI: https://doi.org/10.5753/wcge.2021.15988.

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