A inserção do Pensamento Computacional na Base Nacional Comum Curricular: reflexões acerca das implicações para a formação inicial dos professores de matemática

  • Luciana Barbosa Instituto Federal de São Paulo

Resumo


Este trabalho relata uma experiência de ensino vivida na disciplina Informática e Educação Matemática de um curso de licenciatura em matemática, durante o primeiro semestre de 2019. O objetivo foi investigar a seguinte problemática: como o pensamento computacional (PC) pode contribuir para o ensino da matemática ao mesmo tempo em que possibilita o desenvolvimento das competências e habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)? A partir desta experiência, pretende-se refletir sobre alguns desafios que surgem quando o PC é trabalhado na formação inicial dos professores. Os resultados obtidos apontam para grandes desafios no que se refere ao ensino do PC nos cursos de licenciatura.

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Publicado
11/11/2019
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BARBOSA, Luciana. A inserção do Pensamento Computacional na Base Nacional Comum Curricular: reflexões acerca das implicações para a formação inicial dos professores de matemática. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA, 25. , 2019, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 889-898. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.889.