A inserção do Pensamento Computacional na Base Nacional Comum Curricular: reflexões acerca das implicações para a formação inicial dos professores de matemática

  • Luciana Barbosa Instituto Federal de São Paulo

Resumo


Este trabalho relata uma experiência de ensino vivida na disciplina Informática e Educação Matemática de um curso de licenciatura em matemática, durante o primeiro semestre de 2019. O objetivo foi investigar a seguinte problemática: como o pensamento computacional (PC) pode contribuir para o ensino da matemática ao mesmo tempo em que possibilita o desenvolvimento das competências e habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)? A partir desta experiência, pretende-se refletir sobre alguns desafios que surgem quando o PC é trabalhado na formação inicial dos professores. Os resultados obtidos apontam para grandes desafios no que se refere ao ensino do PC nos cursos de licenciatura.

Referências

Aho, A. (2011) Computation and Computational Thinking. Disponível em: <http://ubiquity.acm.org/article.cfm?id=1922682>. Acesso em: 1 jun. 2019.

BNCC (2018). Base Nacional Comum Curricular: Educação é a Base. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf >. Acesso em: 1 jun. 2019.

BRASIL (2016). Resolução CNE/CES 5/2016. Diário Oficial da União, Brasília, 17 de novembro de 2016, Seção 1, págs. 22-24 Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=52101-rces005-16-pdf&category_slug=novembro-2016-pdf&Itemid=30192. Acessado em: 07 de agosto de 2018.

Computing at School, a subdivision of the British Computer Society (BCS). (2015). Computational Thinking: A Guide for Teachers; http://community.computingatschool.org.uk/files/6695/original.pdf

CSTA K12. Computer Science Standards (2016); https://cdn.ymaws.com/www.csteachers.org/resource/resmgr/Docs/Standards/2016Stan dardsRevision/INTERIM_StandardsFINAL_07222.pdf

DENNING P. J. (2017) Remaining Trouble Spots with Computational Thinking: Addressing unresolved questions concerning computational thinking. Communications of the ACM, v.60, n. 6, Jun 2017.

GADANIDIS, G. (2015). Coding as a Trojan Horse for Mathematics Education Reform. Jl. of Computers in Mathematics and Science Teaching, v. 34, n. 2, pg. 155-173, 2015.

GADANIDIS, G. et.al. (2017). Computational Thinking, Grade 1 Students and the Binomial Theorem. Digit Exp Math Educ (2017) 3:77–96

International Society for Technology in Education. (2016). ISTE Standards for Students, 2016; Avaiable at: http://www.iste. org/standards/standards/for-students-2016.

Mannila, L., Dagiene, V., Demo, B., Grgurina, N., Mirolo, C., Rolandsson, L., & Settle. (2014) A. Computational Thinking in K-9 Education. In Proceedings of the Working Group Reports of the 2014 on Innovation & Technology in Computer Science Education Conference, 2014, New York, USA: ACM. p. 1-29.

PAPERT, S . (1980) Mindstorms: Children, computers, and powerful ideas. New York: Basic Books, 1980.

RESNICK, Mitchel. Scratch. Massachusets. (2013). Disponível em: https://scratch.mit.edu/. Acesso em: 31 maio 2019.

RESNICK, M. (2008) Sowing the seeds for a more creative society. Learning & Leading with Technology. December/January 2007/2008. Disponível em: https://web.media.mit.edu/~mres/papers/Learning-Leading-final.pdf. Acessado em 11 de setembro de 2018.

SILVA, L. (2008) Unesco: Os quatro pilares da “educação pós-moderna. Revista da Faculdade de Educação da UFG, v. 33, n. 2. 2008. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/interacao/article/view/5272. Acesso em: 1 jun. 2019.

VEE, A. (2013) Understanding computer programming as a literacy. Literacy in Composition Studies, v.1, n. 2, p, 42-64, 2013.

WING, J. M. (2008). Computational thinking and thinking about computing. Philosophical Transactions of the Royal Society A, v.366, n.1881, p. 3717–3725, 2008.

WING, J. M. (2006). Computational thinking. Communications of the ACM, v. 49, n. 3, p 33–35, 2006.

YADAV, A.C. STEPHENSON, H, HONG (2017). Computational Tinking for Teacher Education. COMMUNICATIONS OF THE ACM, v. 60, n. 4, abr 2017.
Publicado
11/11/2019
Como Citar

Selecione um Formato
BARBOSA, Luciana. A inserção do Pensamento Computacional na Base Nacional Comum Curricular: reflexões acerca das implicações para a formação inicial dos professores de matemática. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 25. , 2019, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 889-898. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.889.