O debate do feminismo no Twitter: Um estudo de caso das eleições brasileiras de 2022
Resumo
Twitter é uma das redes sociais online mais utilizadas para debates, sendo as eleições e seus resultados temas recorrentes nos últimos meses. Aqui, estudamos a percepção do público em temas relacionados ao feminismo, analisando mais de 700 mil tweets em português nos períodos antes, durante e após as eleições. Os resultados fornecem um entendimento inicial sobre a dinâmica do debate online de temas sensíveis, evidenciando como as pessoas utilizam o mundo online para compartilhar suas opiniões, impressões e preocupações acerca de assuntos relacionados ao feminismo no período analisado.Referências
Blei, D. M. et al. (2001). Latent dirichlet allocation. In NIPS, pages 601–608. MIT Press.
Costa, G., Couto, D., Jacob Jr, A., and Lobato, F. (2022). Feminismo e redes sociais online: uma análise de tweets sobre o dia internacional da mulher. In BraSNAM, pages 169–180.
Cristiani, A., Lieira, D., and Camargo, H. (2020). A sentiment analysis of brazilian elections tweets. In KDMiLe, pages 153–160.
Dilai, M. and Levchenko, O. (2018). Discourses surrounding feminism in ukraine: A sentiment analysis of twitter data. In CSIT, pages 47–50.
Hutto, C. and Gilbert, E. (2014). Vader: A parsimonious rule-based model for sentiment analysis of social media text. Proceedings of the International AAAI Conference on Web and Social Media, 8(1):216–225.
Lee, H. W. (2018). Using Twitter Hashtags to Gauge Real-Time Changes in Public Opinion: An Examination of the 2016 US Presidential Election. In Social Informatics, pages 168–175.
Tausczik, Y. and Pennebaker, J. (2010). The psychological meaning of words: Liwc and computerized text analysis methods. Journal of Language and Social Psychology, 29:24–54.
Yitzhaki, S. (1979). Relative deprivation and the gini coefficient. The quarterly journal of economics, pages 321–324.
Costa, G., Couto, D., Jacob Jr, A., and Lobato, F. (2022). Feminismo e redes sociais online: uma análise de tweets sobre o dia internacional da mulher. In BraSNAM, pages 169–180.
Cristiani, A., Lieira, D., and Camargo, H. (2020). A sentiment analysis of brazilian elections tweets. In KDMiLe, pages 153–160.
Dilai, M. and Levchenko, O. (2018). Discourses surrounding feminism in ukraine: A sentiment analysis of twitter data. In CSIT, pages 47–50.
Hutto, C. and Gilbert, E. (2014). Vader: A parsimonious rule-based model for sentiment analysis of social media text. Proceedings of the International AAAI Conference on Web and Social Media, 8(1):216–225.
Lee, H. W. (2018). Using Twitter Hashtags to Gauge Real-Time Changes in Public Opinion: An Examination of the 2016 US Presidential Election. In Social Informatics, pages 168–175.
Tausczik, Y. and Pennebaker, J. (2010). The psychological meaning of words: Liwc and computerized text analysis methods. Journal of Language and Social Psychology, 29:24–54.
Yitzhaki, S. (1979). Relative deprivation and the gini coefficient. The quarterly journal of economics, pages 321–324.
Publicado
06/08/2023
Como Citar
PAIVA, Beatriz F.; BARBOSA, Beatriz R. G.; SILVA, Ana Paula Couto da; MORO, Mirella M..
O debate do feminismo no Twitter: Um estudo de caso das eleições brasileiras de 2022. In: BRAZILIAN WORKSHOP ON SOCIAL NETWORK ANALYSIS AND MINING (BRASNAM), 12. , 2023, João Pessoa/PB.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2023
.
p. 103-114.
ISSN 2595-6094.
DOI: https://doi.org/10.5753/brasnam.2023.230537.