Combinando Inteligência Artificial Generativa e Inspeção Humana: Uma Análise da Usabilidade do Site da Greenpeace Brasil
Resumo
a usabilidade de um site é um fator determinante para o sucesso de qualquer organização, especialmente aquelas que dependem fortemente da participação e do apoio do público, como a Greenpeace, uma das maiores e mais conhecidas organizações ambientais do mundo. A usabilidade envolve diversos aspectos, incluindo a facilidade de navegação, a clareza das informações apresentadas e a eficiência dos processos internos, como formulários de doação e inscrição em campanhas. O presente trabalho apresenta uma análise do site da Greenpeace, empregando duas abordagens distintas para fornecer uma visão holística da usabilidade do site: inteligências artificiais generativas e inspeção humana.
Referências
Garrett, J. (2002) “The elements of User Experience: User-Centered Design for the Web and Beyond”.
International Organization for Standardization. (2010) “ISO 9241-210: Ergonomics of human-system interaction - Part 210: Human-centered design for interactive systems”, Geneva.
Nielsen, J. (2012) “Usability 101: Introduction to Usability”, [link], January.
Nielsen, J. and Molich, R. (1990) “Heuristic evaluation of user interfaces”, In Proceedings of the SIGCHI conference on Human factors in Computing Systems, pages 249–256.
Preece, J., Rogers, Y., and Sharp, H. (2015) "Interaction Design: Beyond Human-Computer Interaction.", John Wiley & Sons.