Classificação de personalidade no Twitter: Uma análise sobre a viabilidade de transferência multicultural de aprendizagem

  • Arthur Pereira de Oliveira UFPA
  • Marcos César da Rocha Seruffo UFPA

Resumo


Extrair informações sobre personalidade é objeto de estudo de pesquisas com diversas aplicações, como sistemas de recomendação, processos de recrutamento, entre outras. Esta área de pesquisa possui recursos e metodologias bem estabelecidas e eficientes, porém com alta concentração de aplicações em dados provenientes da língua inglesa. Este artigo contribui na classificação de personalidade para línguas que dispõem de um número menor de recursos, a partir da utilização de técnicas voltadas para a língua inglesa, assim, permitindo que os avanços de tecnologias de classificação de personalidade criados para o público falante do inglês reflitam no avanço de outras línguas e culturas. Para isto, são utilizadas técnicas de Mineração de Dados, Processamento de Linguagem Natural e Machine Learning com Word Embedding, explorando a correlação entre traços de personalidade e propriedades léxicas textuais, com dados oriundos de Redes Sociais Online. Os resultados obtidos são satisfatórios quando comparados com pesquisas correlatas aplicadas apenas na língua inglesa, assim, demonstrando a viabilidade de utilização mais ampla de técnicas antes voltadas a uma única cultura, indicando a possibilidade de superar a barreira multicultural presente na literatura.
Palavras-chave: Personalidade, Machine Learning, Processamento de Linguagem Natural, Word Embedding

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Publicado
18/07/2021
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OLIVEIRA, Arthur Pereira de; SERUFFO, Marcos César da Rocha. Classificação de personalidade no Twitter: Uma análise sobre a viabilidade de transferência multicultural de aprendizagem. In: BRAZILIAN WORKSHOP ON SOCIAL NETWORK ANALYSIS AND MINING (BRASNAM), 10. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 67-78. ISSN 2595-6094. DOI: https://doi.org/10.5753/brasnam.2021.16126.

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