Desenvolvimento de um Aplicativo Gamificado para Aprimorar o Estudo dos Substantivos no Ensino Fundamental I

  • Williane Gabriele S. Pereira UFPA
  • Leonardo da Conceição Estevam UFPA
  • Suellen Trindade dos Santos IFPA
  • Paulo Andre I. Pontes IFPA
  • Marcos César da Rocha Seruffo UFPA

Resumo


O entendimento dos substantivos no ensino fundamental I é crucial para a escrita na língua portuguesa, mas seu ensino tradicional enfrenta diversos desafios. Diante disso, a gamificação surge como uma abordagem promissora para superá-los, tornando a aprendizagem mais divertida e eficaz. Este trabalho apresenta o “Substantivando”, um aplicativo gamificado que utiliza quizzes, sistemas de pontuação e ranking, feedback imediato e tutoriais com o objetivo de tornar o estudo dos substantivos mais envolvente e estimulante, além de melhorar o aprendizado dos alunos.

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Publicado
07/10/2024
PEREIRA, Williane Gabriele S.; ESTEVAM, Leonardo da Conceição; SANTOS, Suellen Trindade dos; PONTES, Paulo Andre I.; SERUFFO, Marcos César da Rocha. Desenvolvimento de um Aplicativo Gamificado para Aprimorar o Estudo dos Substantivos no Ensino Fundamental I. In: PÔSTERES E DEMONSTRAÇÕES - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE FATORES HUMANOS EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS (IHC), 23. , 2024, Brasília/DF. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 159-164. DOI: https://doi.org/10.5753/ihc_estendido.2024.243989.

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