Um framework para avaliação do Retorno sobre o Investimento em Design de Experiência do Usuário

  • Gessé Evangelista UFSCar
  • Luciana Zaina UFSCar

Resumo


Organizações que priorizam a experiência do usuário (UX) geralmente apresentam melhor desempenho financeiro, pois a UX reduz custos de suporte ao usuário, aumenta a fidelidade do cliente e diferencia a empresa no mercado. No entanto, medir o retorno sobre o investimento (ROI) em UX é desafiador e complexo devido a inúmeras variáveis nessa medição. Este trabalho visa propor um framework para avaliar o ROI em design de UX, destacando o impacto do UX Design nas organizações. Resultados preliminares já foram identificados como falta de métricas internas, difícil medição e complexidade em isolar o impacto da UX.

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Publicado
07/10/2024
EVANGELISTA, Gessé; ZAINA, Luciana. Um framework para avaliação do Retorno sobre o Investimento em Design de Experiência do Usuário. In: WORKSHOP DE TESES E DISSERTAÇÕES - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE FATORES HUMANOS EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS (IHC), 23. , 2024, Brasília/DF. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 201-205. DOI: https://doi.org/10.5753/ihc_estendido.2024.242035.

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