HelpCare: Um Protótipo de ChatBot para o Auxílio do Tratamento de Doenças Crônicas

  • Natália Oliveira UFPA
  • Allan Costa UFPA
  • Diovanni Araujo UFPA
  • Carlos Portela UFPA

Resumo


O envolvimento efetivo dos pacientes no tratamento é um grande desafio para todas os profissionais de saúde, principalmente quando se trata de doenças crônicas. O tratamento dessas doenças envolve mudanças de estilo de vida e um processo de cuidado contínuo. Neste contexto, o uso de chatbots permite oferecer cuidados mais personalizados para cada paciente, reduzindo o tempo de espera por atendimento básico e a falta de acompanhamento constante. Este artigo apresenta um protótipo de chatbot, denominado HelpCare, desenvolvido através da ferramenta de computação cognitiva IBM Watson. Esse protótipo é direcionado a auxiliar pacientes com doenças crônicas, como diabetes, colesterol alto e hipertensão arterial.

Referências

Boldo, F. (2016) “3 Usos de ChatBot na Saúde”, http://saudebusiness.com/3-usos-dos-chatbots-em-saude, Janeiro.

Brasil, L., Azevedo, F. and Barreto, J. (2001). Hybrid expert system for decision supporting in the medical area: complexity and cognitive computing”. In International Journal of Medical Informatics, v. 63, n. 1, pages 19-30. http://dx.doi.org/10.1016/S1386-5056(01)00168-X

Cervenka, P., Hlavaty, I., Miklosik, A. and Lipianska, J. (2016). Using cognitive systems in marketing analysis. In J. Economic Annals, v. 160, n. 7-8, pages 56- 61.

Dermatini, F. (2018) “Telegram chega a 200 milhões de usuários mensais”, https://canaltech.com.br/apps/telegram-chega-a-200-milhoes-de-usuarios-mensais-110532, Março.

Estadão (2017) “Controle de Doenças Crônicas pode evitar 1 em cada 3 casos de demência no Brasil”, https://noticias.uol.com.br/saude, Abril.

Feldman, S. and Reynolds, H. (2014). Cognitive computing: A definition and some thoughts. In KMWorld,v. 23, n. 10, November/December.

IBM (2019) “IBM Watson”, https://www.ibm.com/Watson/APIs, Janeiro.

Iyer, S. (2017) “Chatbots – The Perfect Way to Deliver Personalized Patient Care”, https://chatbotsmagazine.com/chatbots-the-perfect-way-to-deliver-personalized-patient-care-d1278287602d, Março.

Medicalfuturist (2017) “Chatbots Will Serve As Assistants” http://medicalfuturist.com/chatbots-health assistants, April. Health ,
Ministério da Saúde (2014) “Portaria no 483, de 1o de abril de 2014”, http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2014/prt0483_01_04_2014.html, Abril.

Murphy, G., Hanken, M. A. and Waters, K. (1999), Electronic health records: Changing the vision, Saunders WB Co., 1 st edition.

Pressman, R. (2016), Engenharia de Software: Uma Abordagem Profissional, McGrawHill, Bookman, 8a edição.
Rocha, M., Soares, R., Veras, M. e Santos W. (2018) “UnaSUS Conecta: Redes Sociais à Serviço da Saúde”, In: Congresso Brasileiro de Informática em Saúde (CBIS), Fortaleza-CE.

TNH Health (2019) “I.A. e diabetes o que eles têm em comum http://tnh.health/blog/inteligencia-artificial-e-diabetes-2/, Abril.
Publicado
11/06/2019
OLIVEIRA, Natália; COSTA, Allan; ARAUJO, Diovanni; PORTELA, Carlos. HelpCare: Um Protótipo de ChatBot para o Auxílio do Tratamento de Doenças Crônicas. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE COMPUTAÇÃO APLICADA À SAÚDE (SBCAS), 19. , 2019, Niterói. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 282-287. ISSN 2763-8952. DOI: https://doi.org/10.5753/sbcas.2019.6263.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)