Uma Experiência de Melhoria de Processo utilizando a Análise Causal de Defeitos

  • Daniela C. C. Peixoto UFMG
  • Vitor A. Batista UFMG
  • Gustavo M. Rocha UFMG
  • Clarindo Isaías P. S. Pádua UFMG
  • Rodolfo F. Resende UFMG

Resumo


Neste artigo relatamos uma experiência com melhoria de processo de software utilizando o método de análise causal de defeitos. Esta técnica tem por objetivo evitar que os defeitos ocorram repetidamente no ciclo de desenvolvimento do projeto a partir da detecção e análise das suas causas. A aplicação deste método mostrou-se efetiva para a melhoria da qualidade e redução do retrabalho no projeto.
Palavras-chave: Melhoria de Processo, Análise Causal de Defeitos, Ciclo de desenvolvimento

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Publicado
02/06/2008
PEIXOTO, Daniela C. C.; BATISTA, Vitor A.; ROCHA, Gustavo M.; PÁDUA, Clarindo Isaías P. S.; RESENDE, Rodolfo F.. Uma Experiência de Melhoria de Processo utilizando a Análise Causal de Defeitos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DE SOFTWARE (SBQS), 7. , 2008, Florianópolis. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2008 . p. 389-396. DOI: https://doi.org/10.5753/sbqs.2008.15559.