O gerenciamento do fluxo de informação em uma organização: um estudo de práticas por meio do ITIL V3
Resumo
Com o crescimento cada vez maior da informatização, o gerenciamento do fluxo de informação acaba sendo um dos desafios de muitas empresas, no qual constantes problemas com o gerenciamento dessas informações mostram-se preocupantes. Esse trabalho tem como objetivo apresentar a importância do gerenciamento de fluxo de informação em uma organização, através do uso de práticas que o ITIL pode oferecer e agregar valor ao negócio. A metodologia utilizada foi de revisão bibliográfica baseada em artigos e trabalhos científicos, e junto a isso, foi desenvolvido um estudo de caso na Imobiliária RR fazendo um levantamento dos recursos e capacidades disponíveis e possíveis melhorias aplicadas às boas práticas do ITIL.
Referências
Brüning, E. D. O. (2020). Contribuição do ITIL na performance de recursos em TI.
Campos, Allan Borges. (2016). Gerenciamento de serviços de TI baseado nas práticas ITIL: um estudo de caso utilizando a ferramenta OTRS.
Cartlidge, A. et al. (2007). An introductory overview of ITIL. Londres: Capítulo do Reino Unido ITSMF, V.3
Case, G.; Spalding, G. (2010). Service Improvement, ITIL, 3ed. Editora The Stationery Office.
Cestari Filho, Felício. (2011). ITIL v3 fundamentos. Rio de Janeiro: RNP/ESR.
Cunha, M. L. R. D. (2019). O gerenciamento da informação nas etapas de prescrição e dispensação de medicamentos sob a ótica da gestão da informação no ciclo de vida das entidades.
Costa, R. S., Freitas, H., & Andriotti, F. K. (2007). Uma reflexão sobre o uso da teoria sistêmica para a compreensão do fluxo da informação nas organizações. Revista Eletrônica GIANTI, Porto Alegre.
Da Silva, Rogério Oliveira; Da Silva Oliveira, André Luiz Albuquerque; De Melo, Luciana Paiva Campos. (2016). O gerenciamento de serviços de ti com a utilização do framework itil. tecnologias em projeção, v. 7, n. 2.
Felisberto, F. L. (2017). A governança de TI e as melhores práticas ITIL na entrega de serviços.
Fernandes, A. A.; Abreu, V. F. De. Implantando a Governança de TI. Da Estratégia à Gestão de Processos e Serviços. 4o ed. [s.l: s.n.].
Lakatos, E. M.; Marconi, M. de A. (2008). Metodologia científica. 5. ed. ver. ampl. São Paulo: Atlas.
Palma, F. (2016). ITIL na Prática: Uma Visão Direta, Prática e Simplificada, Portal GSTI, Volume 1, 77 páginas. <https://www.portalgsti.com.br/2016/10/ebook-itil-na-pratica.html>
Pavan, C. D. S. (2016). Análise do fluxo de informação e processo de criação de conhecimento de uma destination management organization: estudo de caso no Curitiba, Região e Litoral Convention & Visitors Bureau (CCVB).
Silva, L. C. (2012). Avaliação da maturidade ITIL: uma abordagem prática. Brasília: SENAC DF, 97f.
Sousa, Marcio Romeu Araujo de (2016). Análise do processo de gestão de incidentes alinhado às recomendações de melhores práticas do ITIL: estudo de caso de uma instituição pública bancária.
Steffen, L. A. A. (2018). Gerenciamento de serviços de TI: análise e proposição do Modelo ITIL na Universidade Federal da Grande Dourados.
Sugahara, C. R. (2019). Fluxo de Informação em ambiente organizacional. Revista Interamericana de Bibliotecología, 42(1), 45-55.
Vital, L. P., Floriani, V. M., & Varvakis, G. (2010). Gerenciamento do fluxo de informação como suporte ao processo de tomada de decisão: revisão. Informação & Informação, 15(1), 85-103.