O gerenciamento do fluxo de informação em uma organização: um estudo de práticas por meio do ITIL V3

  • Atália Rodrigues P. Silva Centro de Ensino Unificado do Piauí (CEUPI)
  • Francisco Edson A. Gonçalves Centro de Ensino Unificado do Piauí (CEUPI)
  • Jefté Lucas O. Silva Centro de Ensino Unificado do Piauí (CEUPI)
  • Aline Montenegro Leal Silva Centro de Ensino Unificado do Piauí (CEUPI)
  • Helton Gírio Matos Centro de Ensino Unificado do Piauí (CEUPI)
  • Alysson Ramirez de F. Santos Centro de Ensino Unificado do Piauí (CEUPI)

Resumo


Com o crescimento cada vez maior da informatização, o gerenciamento do fluxo de informação acaba sendo um dos desafios de muitas empresas, no qual constantes problemas com o gerenciamento dessas informações mostram-se preocupantes. Esse trabalho tem como objetivo apresentar a importância do gerenciamento de fluxo de informação em uma organização, através do uso de práticas que o ITIL pode oferecer e agregar valor ao negócio. A metodologia utilizada foi de revisão bibliográfica baseada em artigos e trabalhos científicos, e junto a isso, foi desenvolvido um estudo de caso na Imobiliária RR fazendo um levantamento dos recursos e capacidades disponíveis e possíveis melhorias aplicadas às boas práticas do ITIL.

Palavras-chave: Gerenciamento, Fluxo de informação, ITIL

Referências

Andrade, V. (2008). Descomplicando o ITIL. Brasil. Disponível em: <https://www.scribd.com/doc/97133087/Descomplicando-o-Itil>.

Brüning, E. D. O. (2020). Contribuição do ITIL na performance de recursos em TI.

Campos, Allan Borges. (2016). Gerenciamento de serviços de TI baseado nas práticas ITIL: um estudo de caso utilizando a ferramenta OTRS.

Cartlidge, A. et al. (2007). An introductory overview of ITIL. Londres: Capítulo do  Reino Unido ITSMF, V.3

Case, G.; Spalding, G. (2010). Service Improvement, ITIL, 3ed. Editora The Stationery Office.

Cestari Filho, Felício. (2011). ITIL v3 fundamentos. Rio de Janeiro: RNP/ESR.

Cunha, M. L. R. D. (2019). O gerenciamento da informação nas etapas de prescrição e dispensação de medicamentos sob a ótica da gestão da informação no ciclo de vida das entidades.

Costa, R. S., Freitas, H., & Andriotti, F. K. (2007). Uma reflexão sobre o uso da teoria sistêmica para a compreensão do fluxo da informação nas organizações. Revista Eletrônica GIANTI, Porto Alegre.

Da Silva, Rogério Oliveira; Da Silva Oliveira, André Luiz Albuquerque; De Melo, Luciana Paiva Campos. (2016). O gerenciamento de serviços de ti com a utilização do framework itil. tecnologias em projeção, v. 7, n. 2.

Felisberto, F. L. (2017). A governança de TI e as melhores práticas ITIL na entrega de serviços.

Fernandes, A. A.; Abreu, V. F. De. Implantando a Governança de TI. Da Estratégia à Gestão de Processos e Serviços. 4o ed. [s.l: s.n.].

Lakatos, E. M.; Marconi, M. de A. (2008). Metodologia científica. 5. ed. ver. ampl. São Paulo: Atlas.

Palma, F. (2016). ITIL na Prática: Uma Visão Direta, Prática e Simplificada, Portal GSTI, Volume 1, 77 páginas. <https://www.portalgsti.com.br/2016/10/ebook-itil-na-pratica.html>

Pavan, C. D. S. (2016). Análise do fluxo de informação e processo de criação de conhecimento de uma destination management organization: estudo de caso no Curitiba, Região e Litoral Convention & Visitors Bureau (CCVB).

Silva, L. C. (2012). Avaliação da maturidade ITIL: uma abordagem prática. Brasília: SENAC DF, 97f.

Sousa, Marcio Romeu Araujo de (2016). Análise do processo de gestão de incidentes alinhado às recomendações de melhores práticas do ITIL: estudo de caso de uma instituição pública bancária.

Steffen, L. A. A. (2018). Gerenciamento de serviços de TI: análise e proposição do Modelo ITIL na Universidade Federal da Grande Dourados.

Sugahara, C. R. (2019). Fluxo de Informação em ambiente organizacional. Revista Interamericana de Bibliotecología, 42(1), 45-55.

Vital, L. P., Floriani, V. M., & Varvakis, G. (2010). Gerenciamento do fluxo de informação como suporte ao processo de tomada de decisão: revisão. Informação & Informação, 15(1), 85-103.
Publicado
16/05/2022
Como Citar

Selecione um Formato
SILVA, Atália Rodrigues P.; GONÇALVES, Francisco Edson A.; SILVA, Jefté Lucas O.; SILVA, Aline Montenegro Leal; MATOS, Helton Gírio; SANTOS, Alysson Ramirez de F.. O gerenciamento do fluxo de informação em uma organização: um estudo de práticas por meio do ITIL V3. In: CONCURSO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SBSI), 18. , 2022, Curitiba/PR. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 187-196. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsi_estendido.2022.222699.