Microsoft Onenote como objeto de aprendizagem: estudo de caso de como docentes podem utilizar instrumentos virtuais nas mediações sociais contemporâneas de ensino

  • Gilberto Consoni Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Leticia Consoni Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo


O presente artigo investiga como profissionais envolvidos com a docência podem utilizar Objetos de Aprendizagem nas mediações sociais contemporâneas de ensino. O objetivo principal do texto é definir didaticamente Objetos de Aprendizagem para aplicação no ensino por meio da ferramenta Microsoft OneNote. A metodologia utilizada para a pesquisa empírica foi o estudo de caso do uso do aplicativo como bloco de anotações na sala de aula da disciplina de Design da Informação da Universidade Federal de Pelotas. O caso tratou da produção por parte da análise dos conteúdos disponibilizados pelo professor e da recepção por parte dos alunos que utilizaram a ferramenta durante 2016.

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Publicado
24/10/2016
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CONSONI, Gilberto; CONSONI, Leticia. Microsoft Onenote como objeto de aprendizagem: estudo de caso de como docentes podem utilizar instrumentos virtuais nas mediações sociais contemporâneas de ensino. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 22. , 2016, Uberlândia. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016 . p. 505-514. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2016.505.