Complaint Analysis in Digital Banks: Topic Modeling Based on Large Language Model

  • Pedro C. Menezes UFOPA
  • Fabrício A. do Carmo UFOPA / UEMA
  • Ricardo M. Marcacini USP
  • Antonio F. L. Jacob Junior UEMA
  • Fábio M. F. Lobato UFOPA / UEMA

Resumo


O avanço no domínio das Fintechs tem impactado significativamente o contexto dos serviços financeiros. Consequentemente, observa-se um crescimento na quantidade de reclamações relacionadas a esse setor. Nesse contexto, o objetivo do presente trabalho é coletar e analisar reclamações relacionadas as Fintechs, utilizando de técnicas de Modelagem de Tópicos aliada aos grandes modelos de língua. Foram analisadas 1.427 reclamações vinculadas aos quatro principais bancos digitais brasileiros, a saber: Nubank, PicPay, Banco-Inter e C6-Bank. Os resultados destacaram que problemas relacionados a cartões de crédito, possuem maior recorrência nos relatos dos consumidores. As informações descobertas podem prover oportunidades as Fintechs em se manter cientes das principais adversidades enfrentadas e percepção dos serviços prestados sob à ótica do cliente.
Palavras-chave: Inteligência Artificial, Análise de Reclamações, Grande Modelos de Língua

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Publicado
17/11/2024
MENEZES, Pedro C.; CARMO, Fabrício A. do; MARCACINI, Ricardo M.; JACOB JUNIOR, Antonio F. L.; LOBATO, Fábio M. F.. Complaint Analysis in Digital Banks: Topic Modeling Based on Large Language Model. In: ENCONTRO NACIONAL DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E COMPUTACIONAL (ENIAC), 21. , 2024, Belém/PA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 942-953. ISSN 2763-9061. DOI: https://doi.org/10.5753/eniac.2024.245248.

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